Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça a atuação do técnico em Enfermagem

Por: Henrique Nascimento 06/10/2017 - 10:50 - Atualizado em: 06/10/2017 - 13:00
Conheça a atuação do técnico em Enfermagem/Freepik
O técnico em Enfermagem pode trabalhar em diversos espaços de saúde

Instituições de saúde contam com equipes de Enfermagem que são compostas pelo enfermeiro, o técnico em Enfermagem e o auxiliar de Enfermagem. O trabalho feito em conjunto é que traz bons resultados para esse importante setor. Cada um desses cargos possui suas particularidades. Quem deseja seguir a área pode optar por uma das três profissões. O técnico em Enfermagem é uma das mais populares por apresentar maior empregabilidade e uma formação rápida.

Entenda quais são as diferenças entre esses três profissionais e saiba como se tornar um técnico em Enfermagem.

Qual a diferença entre o técnico em Enfermagem e as demais funções?

A formação é a primeira diferença entre esses profissionais. O auxiliar de enfermagem possui nível de escolaridade fundamental ou médio, o técnico também tem nível médio, já o enfermeiro apresenta nível superior. As atribuições de cada um também são distintas. De acordo com a lei 7.498 que regulamenta as profissões de Enfermagem, entre outras coisas, as distinções estão no grau de complexibilidade de cada função.

O auxiliar de Enfermagem atua em casos com pacientes de menor complexidade. Já o técnico em Enfermagem vai trabalhar acompanhando o enfermeiro e ajudando no planejamento das atividades de Enfermagem, podendo atender pacientes de alta e média complexidade. O enfermeiro é o que apresenta uma quantidade maior de atribuições. Além de atender os pacientes de qualquer nível de problemas de saúde, ele também é responsável pelo planejamento dos atendimentos, do treinamento e organização das equipes.

Vantagens em ser um técnico em Enfermagem

O curso técnico em Enfermagem se destaca por apresentar alto grau de empregabilidade, uma vez que o profissional pode atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios e outros espaços de saúde. Mesmo no ambiente hospitalar é possível pensar em diferentes setores que o técnico em Enfermagem é necessário, indo das unidades de tratamento intensivo (UTIs) até o centro cirúrgico. Ainda existem oportunidades de emprego como home care, atendimento em domicílio, nesse caso o técnico pode trabalhar sem a presença de um enfermeiro.

O que é preciso para se tornar um técnico em Enfermagem?

Para ser um técnico em Enfermagem é preciso fazer um curso técnico na área em um instituição reconhecida pelo MEC. O aluno precisa ter no mínimo 18 anos e possuir o Ensino Médio completo. O curso tem duração de aproximadamente dois anos  e a grade curricular apresenta disciplinas que tratam de anatomia, enfermagem, farmacologia e atendimento humanizado.

É necessário fazer o curso técnico antes da graduação em Enfermagem ou Medicina?

Os cursos técnicos tem como objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho em um curto período de tempo. Quem conclui esse tipo de curso recebe o diploma que equivale ao nível técnico. Apesar não ser uma graduação, o ensino técnico não representa uma etapa que antecede o Ensino Superior. As duas modalidades de ensino são diferentes, possuem objetivos diferentes, o que faz com que o curso técnico não seja um pré-requisito para cursar a graduação.

Tem interesse em ser um técnico em Enfermagem? Conheça o curso da UNG!

Comentários