Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Conheça 7 obras fantásticas feitas pela construção civil

Conheça projetos grandiosos feitos com a contribuição de engenheiro civis
Por: 27/10/2022 - 14:26 - Atualizado em: 27/10/2022 - 15:25
Ponte Golden Gate
Construção civil usa da criatividade para construir obras incríveis

Escrito por Thaynara Andrade

Seja pela inventividade de projetar obras deslumbrantes ou pela capacidade de materializar esses projetos grandiosos, a engenharia civil é uma das áreas mais fascinantes para se acompanhar. Assim, listamos sete obras fantásticas feitas pela construção civil, que você precisa conhecer. Confira.

1. Ilhas Artificiais de Dubai

Duas ilhas artificiais compostas com 100 milhões de metros cúbicos de rochas e areia, enquanto uma terceira é composta por cerca de 1 bilhão de metros cúbicos desses materiais. Isso seria uma obra inimaginável, não é mesmo? Mas foi exatamente esse o projeto colocado em prática por meio das Ilhas Artificiais localizadas no Golfo Pérsico, na costa de Dubai, nos Emirados Árabes. 

Chamadas de Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e  Palm Deira, as ilhas foram construídas em formato de palmeiras, com uma parte central e ao lado as “folhas”, nas quais estão localizados pontos comerciais e residenciais, como hotéis de luxo, vilas, apartamentos, restaurantes, parques de diversão, shopping, centro esportivos e outras atividades. 

 

Créditos: Unsplash 

2.Golden Gate (Estados Unidos) 

Apesar de hoje já não ser mais a maior ponte já construída, a Golden Gate Bridge, que foi inaugurada em 1937, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos (EUA), é uma das obras da engenharia civil mais icônicas e conhecidas da história. Apelidado de “portão dourado”, por causa da sua cor alaranjada, ela possui 1.280 metros de comprimento.

Na época sua inauguração foi um grande marco para as pessoas, de forma que até hoje é o maior símbolo da cidade e um cartão postal do estado da Califórnia. 

Créditos: Freepik

3.Aeroporto internacional de Kansai (Japão) 

Uma obra fascinante foi a construção do primeiro aeroporto flutuante do mundo na cidade de Kansai, no Japão. Com a finalidade de solucionar a necessidade de se ter um aeroporto mais moderno na região, a infraestrutura foi projetada com mais de 40 km de extensão, tendo capacidade para suportar 41 aviões e receber a entrada de pessoas por carros ou trens nos 41 portões.

Créditos: reprodução/instagram

4. Ferrovia White Pass & Yukon (Canadá) 

Uma viagem turística fascinante é a proporcionada por meio da Ferrovia White Pass & Yukon, que liga o porto de Skagway, no Alasca, Estados Unidos (EUA), até a cidade Whitehorse no Canadá. A linha, construída em 1988, cruza a fronteira entre os dois países e  atinge uma altitude de 879 m, enquanto atravessa montanhas, geleiras, cataratas, túneis, cachoeiras, entre outras belezas naturais. 

Créditos: reprodução/instagram

5.Elevador Bailong (China) 

Inaugurado em 2002, no Parque Nacional de Zhangjiajie, na China, o Elevador Bailong é, hoje, o mais alto do mundo na sua categoria, além de ser o mais rápido e o que tem a maior capacidade de suportar passageiros. Construído em meio a pilares rochosos, ele atinge 326 metros de altura com um velocidade de cinco metros por segundo, o que equivale a 18 km por hora.

Os passageiros que podem aproveitar uma das três cabine panorâmicas, ao viajar no elevador entram contato com paisagens deslumbrantes, compostas por rochas enormes e vegetações fascinantes. 

 Créditos: @world_walkez

6.Ponte Flutuante Evergreen (Estados Unidos) 

A inovação constante para solucionar problemas é parte inseparável da construção civil, e foi isso que ocorreu no lago Washington, nos EUA, que precisava de um ponte para ligar as regiões de Redmond, Bellevue e Kirkland, no estado de Seattle, porém, sofria dificuldades por conta da profundidade de 65 m até a superfície. 

Para solucionar esse problema, foi construída a ponte flutuante Evergreen Point, que fez o grande feito de flutuar 230 mil toneladas de concreto sobre a água, tendo uma extensão de 2,3 mil metros. Essa realização só foi possível por meio da utilização de grandes boias, de 10 metros de comprimento e 8 de altura, que ficam embaixo do pavimento. 

 

Créditos: @john_curry_photography

7.Lago Kariba (África) 

Que a engenharia não tem limites, isso já foi possível perceber, contudo, é incrível saber que o ser humano por meio da ciência pode até mesmo construir belezas naturais como lagos e ilhas. Esse é o caso do Lago Kariba, que está localizado na África, e foi construído por meio da barragem do rio Zambezi, localizado na  fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue, em 1959. 

Com 5.400 km², o Kariba possui uma extensão impressionante, na qual estão presentes cerca de 300 ilhas, além de uma vegetação e uma diversidade de vida animal incrível. Os visitantes do local podem contemplar belezas naturais estonteantes como o pôr do sol, como também podem passear pelo lago ou participar de safáris para conhecer animais selvagens como hipopótamos e crocodilos.

 

Créditos: africanbushcamps

Então, o que achou dessas obras da engenharia civil? De pontes flutuantes a largos artificiais, a construção civil é uma das áreas mais inovadoras para se trabalhar. Ficou curioso por essa profissão? Confira essa graduação na Univeritas. 

Comentários