Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça 7 áreas de atuação do administrador

Há uma alta procura pelo curso de Administração, mas onde é que essas pessoas podem trabalhar?
Por: Henrique Nascimento 08/09/2017 - 12:50 - Atualizado em: 09/09/2017 - 09:36
Conheça 7 áreas de atuação do administrador/Freepik
A área de Administração oferece múltiplas oportunidades

O curso de Administração é o segundo mais procurado do Brasil, perdendo apenas para o curso de Direito de acordo com o censo do Ensino Superior no Brasil divulgado no segundo semestre de 2016 pelo MEC. Foram contabilizadas pelo pesquisa do Inep mais de 801 mil matrículas de pessoas que desejam seguir a carreira administrativa.

Um profissional formado no curso de Administração está capacitado para gerir todos os recursos de uma empresa. Entende-se como recursos não só os financeiros ou materiais, mas os humanos também. A grade curricular do curso em seus oito períodos apresenta uma variedade de conteúdos, contemplando as ciências sociais, como sociologia, e as ciências exatas, matemática financeira.

Com tanta gente interessada em seguir por essa área, é importante saber onde os futuros profissionais podem atuar. O mercado de trabalho para quem resolve seguir a carreira administrativa é amplo e se subdivide em vários direcionamentos profissionais diferentes. Separamos 7 áreas de atuação do administrador para que você conheça as possibilidades que curso pode te oferecer. Confira!

1 Gestão financeira

Um bacharel em Administração, grau certificado a pessoa que concluiu a graduação na área, está capacitado para cuidar de toda parte financeira da empresa. Podendo ser responsável pelo planejamento dos gastos, análises de risco e de crédito e coordenação dos recursos financeiros.

2 Administração de Recursos Humanos

Além da gestão financeira, é preciso gerir os demais recursos da empresa. As pessoas, no espectro corporativo, representam os recursos humanos. Por conta disso, é necessário que exista alguém que as gerencie. Na graduação os estudantes de Administração entram em contato com disciplinas relacionadas a área de RH e podem atuar como Gestor de Recursos Humanos. Podendo também cursar uma pós-graduação MBA em Gestão de Pessoas.

3 Planejamento estratégico

A área de planejamento estratégico para a Administração procura fazer com que os administradores da empresa busquem desenvolver e trabalhar metas de forma estratégica, direcionada, visando algo a longo prazo. Ou seja, a administração da empresa possui objetivos determinados que serão alcançados a partir de estratégias bem definidas e coordenadas por um administrador.

4 Consultoria

A definição dessa área de atuação é bem simples. Assim como o termo afirma, o profissional de Administração será consultado por uma empresa na tomada de decisões estratégicas, para que sejam alcançados melhores resultados.

5 Logística

Outra cadeira presente no curso de Administração é a de Logística e Distribuição. Apesar de existir um curso superior em Logística, um administrador também pode atuar na área. No entanto, como administrador, o profissional estará mais capacitado para o gerenciamento da execução da atividade logística, enquanto a pessoa formada em logística será capacitada para o planejamento e execução.

6 Vendas

Esse é um dos setores mais importantes de uma empresa. Vinculado a uma boa estratégia de marketing, item que será tema do próximo tópico, é nas vendas que o objetivo principal da empresa é alcançado. Um administrador de vendas é responsável desde o planejamento ao controle de execução e avaliação dos resultados.

7 Marketing

Durante a graduação em Administração o aluno também entra em contato com a área de Marketing, aprendendo as estratégias de endomarketing, outboundmarketing e inboundmarketing do local onde trabalha. Por conta disso, os profissionais estão capacitados para ocupar cargos de administração e gerenciamento de marketing. Podendo posteriormente também cursar uma pós-graduação em Marketing e Publicidade.

Deseja estar capacitado para essa e tantas outras áreas? Conheça o curso de Administração da UNG!

 

Comentários