Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira os 5 erros cometidos nas seleções e não os faça

Alguns praticamos apenas por falta de atenção podem acarretar na perda da vaga de emprego
Por: Camilla de Assis 26/04/2018 - 09:07 - Atualizado em: 27/04/2018 - 07:42
Erros nas seleções
Erros nas seleções
Concorrer a uma vaga de emprego é um desejo de quem quer conquistar um lugar no mercado de trabalho. Mas, para isso, passar pelo processo seletivo nem sempre é um momento fácil para o candidato, que geralmente é submetido a testes durante a escolha. Desde o momento do envio do currículo até a entrevista, são diversos estágios que o profissional passa - e é preciso ter cuidado para não cometer erros e, assim, se sair bem durante a seleção.
 
Tais erros podem ser praticados apenas por falta de atenção ou para dar a impressão de ser um funcionário diferenciado. Para te ajudar a não ser visto com maus olhos pelos recrutadores e acabar perdendo aquela vaga, trouxemos cinco dos equívocos mais cometidos nas seleções. Confira-os e não os faça!
 
1 - Falta de entusiasmo
Sabe aquele meme “você não tinha nem que estar aqui, linda?”? Bom, essa é a frase de um recrutador para você caso perceba seu desânimo. A falta de entusiasmo na hora crucial da seleção, que é a entrevista, pode ser um tiro no pé e fazer com que você perca aquela vaga que tanto almeja. Portanto, mostre sempre a vontade de fazer parte da equipe e desempenhar seu melhor dentro da empresa. 
 
2 - Atraso
Se sua entrevista está marcada para as 10h, por exemplo, procure chegar, pelo menos, com 15 minutos de antecedência. Os atrasos são pontos negativos aos olhos dos recrutadores, porque passa a impressão de falta de entusiasmo com a vaga. E sabemos que ninguém vai querer contratar uma pessoa que não está com o famoso “sangue nos olhos”, não é mesmo? Portanto, faça a contabilidade de quanto tempo você vai precisar para chegar no local da seleção, levando em consideração o que é gasto em transporte.
 
3 - Intimidar o recrutador
Ninguém é obrigado a nada, portanto não fique cobrando uma resposta do entrevistador. Muito embora, já falamos aqui da importância do feedback, é preciso dar um tempo para que o profissional faça a seleção com calma e analise todos os pontos dos candidatos a serem avaliados. Mandar muito e-mails e ligar constantemente cobrando um resultado pode fazê-lo se irritar e desconsiderar sua posição para a vaga. O ideal mesmo é perguntar a previsão de encerramento da seleção e aguardar uma resposta meados da data combinada.
 
4 - Pretensão salarial utópica
É preciso ter muito cuidado quando for colocar a pretensão salarial para a sua função desejada. Já falamos aqui sobre isso. Ao colocar uma pretensão salarial alta demais, você pode correr o risco de não ocupar aquela vaga por querer uma remuneração acima do que a companhia pode oferecer. Já ao informar um salário muito baixo, a empresa pode não se interessar, pois sabe que na primeira oportunidade que pague mais, o funcionário irá sair. O ideal é fazer uma pesquisa com a média salarial para a área.
 
5 - Falar mal dos empregos anteriores
Não adianta ficar falando mal do emprego anterior achando que o recrutador vai gostar dessa atitude. Cuidado com o sincericídio! Ninguém vai querer contratar um profissional que fala mal das empresas por onde passa porque, caso saia da atual, também pode difamá-la no ambiente corporativo. É importante ter cuidado e deixar para tecer as críticas em ocasiões específicas - sobretudo quando fora do trabalho.
 
E você, quais erros mais evita cometer? Conte pra gente nos comentários!

Comentários