Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Confira mitos e verdades sobre o café, uma das bebidas mais populares do mundo

14 de abril é a data escolhida para homenagear a bebida no Brasil
Por: 13/04/2023 - 18:08 - Atualizado em: 14/04/2023 - 10:00
O café é uma das bebidas mais populares do mundo. - Foto: Pexels

Escrito por: Gustavo Arland 

 

O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril, e é uma oportunidade para celebrar uma das bebidas mais populares do mundo. Além de ser muito apreciada, o café possui uma grande variedade no que diz respeito a vários aspectos como os tipos de grãos, as formas de preparo, as maneiras que os grãos são moídos e torrados, etc. 

 

O café é uma bebida universal e a cultura do café no Brasil é muito forte. Como se sabe, o café brasileiro representou um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e da sociedade. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 2022, mais de 2,2 milhões de hectares no país são dedicados ao cultivo do grão, sendo 1,8 milhão para lavouras de produção e 400,6 mil hectares de área de formação. Outra comprovação da paixão do brasileiro pelo café, é que segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 9 de cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem a bebida. 

 

Juntamente com toda essa paixão mundial pelo café, vem também os mitos e verdades sobre a bebida. Neste post, vamos desmistificar algumas destas dúvidas. Conheça 5 lendas que as pessoas contam sobre o café e veja o que é ou não  verdade. Confira com a gente! 

 

1- “O CAFÉ É PREJUDICIAL À SAÚDE”

 

MITO! O café tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde, incluindo um menor risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Porém, é preciso estar atento, pois o consumo demasiado da bebida pode ter efeitos negativos em algumas pessoas, especialmente aquelas com sensibilidade à cafeína ou outras condições médicas.

 

 

2- “O CAFÉ VICIA”

 

MITO! Embora o café possa causar dependência física e psicológica em algumas pessoas, a maioria das pessoas pode consumir café sem desenvolver um vício.  A cafeína não vicia e muito menos estimula vícios, como o de fumar. 

 

 

3- “O CAFÉ TIRA O SONO”

 

VERDADE! A cafeína no café é um estimulante que pode ajudar a manter você alerta e concentrado, mas os efeitos variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas são menos afetadas pela cafeína do que outras, e o consumo de café tarde da noite pode afetar o sono em alguns indivíduos. 

 

 

4- “O CAFÉ DESIDRATA O CORPO”.

 

MITO! Embora a cafeína seja um diurético leve, o café não é desidratante se consumido em moderação. De fato, o café pode contribuir para a hidratação, pois a água é um componente importante do café.

 

 

5- “O CAFÉ PREJUDICA OS DENTES”

 

VERDADE! O café tem um pH mais baixo do que a boca, portanto é mais ácido. E isso agride o esmalte, que é a camada protetora do dente. É importante sempre beber água ou até escovar os dentes após o café. 

 

Comentários