
Escrito por Rachel Andrade
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e é fundamental estar sempre atualizado e preparado para se candidatar a uma vaga de emprego. Além do currículo, algumas vagas pedem que o candidato envie um portfólio contendo os materiais produzidos de maneira profissional. Certamente isso não acontece com todas as áreas de trabalho, sendo a prática mais comum em campos de produção de conteúdo. Designers, publicitários, fotógrafos, entre outros profissionais, precisam ter um portfólio bem apresentado, e para saber como fazer um, confira as dicas a seguir.
1 - Selecione o material
Antes de mais nada, é necessário escolher quais conteúdos serão utilizados no material de divulgação. Claro que se o profissional não tiver muitas coisas, não é preciso selecionar, mas é preferível que sejam apresentados os melhores trabalhos realizados. Lembre-se que portfólio é a vitrine do seu trabalho.
2 - Utilize plataformas especializadas
Existem diversas formas de criar um portfólio pela internet, seja em sites de edição de imagem e texto, ou em plataformas com foco nesse tipo de material. Sites como Wix, Behance, ou até mesmo o próprio Instagram, são úteis quando o objetivo é realizar uma compilação do que já foi feito anteriormente.
3 - Mantenha o portfólio organizado
Essa dica é fundamental para quem sempre precisa ter o portfólio atualizado, em caso de haver alguma vaga disponível para se candidatar. A organização do material auxilia na visualização, além de facilitar na busca de algo específico. Ainda vale ressaltar que um portfólio organizado pode beneficiar o candidato em uma seleção de emprego, mostrando ao recrutador que essa característica é um ponto forte.
E então, preparado para montar seu portfólio online para apresentar seus trabalhos? Comente aqui embaixo o que você busca divulgar profissionalmente!
Comentários