Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira dicas importantes para publicar um artigo acadêmico (Qualis)

Quem deseja seguir carreira acadêmica deve se atentar aos princípios básicos das respectivas categorias que aprovam as publicações em revistas científicas, confira
Rebeca Ângelis Por: 16/03/2018 - 09:16 - Atualizado em: 26/03/2018 - 10:52
Confira dicas importantes para publicar um artigo acadêmico (Qualis)
Confira dicas importantes para publicar um artigo acadêmico (Qualis)

Mesmo com o término da graduação muitas pessoas optam por continuar no universo acadêmico, buscando construir uma carreira dentro do seguimento. Para isso, publicar artigos científicos pode ser a saída para quem escolhe cursar uma pós-graduação, mestrado ou doutorado e pretende investir na obtenção de títulos relacionados à pesquisa. Escrever um artigo envolve conhecer autores, pesquisadores e as mais variadas instituições de pesquisas, que podem ajudar na construção da formação acadêmica.

Esses textos científicos são, geralmente, publicados em revistas especializadas, tornando público o conhecimento adquirido. No entanto, para que haja publicação em periódicos científicos existem alguns critérios que o pesquisador deve seguir. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), criou a Qualis,  que tem como principal objetivo classificar as publicações, bem como indicar onde os pesquisadores, docentes e/ou alunos devem divulgar suas produções acadêmicas.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como e onde publicar, separamos  dicas importantes acerca do tema, que podem te ajudar a esclarecer dúvidas mais recorrentes. Confira!

Entendendo o Periódico

De acordo com a norma NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um periódico científico consiste em uma publicação de qualquer tipo de suporte, seja eletrônica ou impressa que, como o nome indica, possui edições periódicas (anuais, trimestrais, bimestrais, etc).

Em termos acadêmicos, o periódico pode ser definido como uma revista acadêmica e científica. É usado também para se diferenciar das demais revistas comerciais conhecidas, por possuir características e objetivos distintos, voltados exclusivamente para universidades.

Classificação Qualis

Uma das grandes dúvidas que os acadêmicos enfrentam ao finalizar o artigo, é saber onde publicá-lo. No Brasil, a Qualis é a principal fonte de qualificação de Revista científica ou periódico.  Ela reúne procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.
Essa escolha varia de acordo com o tipo de conteúdos científicos que o tema acadêmico abrange. Além disso, é preciso ficar atento em relação à classificação que a pesquisa a ser publicada possui.
 
A Capes tem acesso às informações anuais que os programas de pós-graduação inserem na Plataforma Sucupira para rastrear onde os pesquisadores costumam publicar suas pesquisas. Com isso, divide em grupos e os classifica de acordo com os critérios do comitê científico de cada área. Essa definição de estratos se divide em rankings, que vão de A1 a C, sendo o primeiro de maior pontuação (100 pontos) e o último de pior (0 pontos). É através deles que o acadêmico escolhe onde publicar sua pesquisa, no intuito de agregar pleitear seus respectivos interesses. Confira a classificação completa:

  • A1 = 100 pontos

  • A2 = 85 pontos

  • B1 = 70 pontos

  • B2 = 55 pontos

  • B3 = 40 pontos

  • B4 = 25 pontos

  • B5 = 10 pontos

  • C = 0 pontos

Onde publicar

De acordo com Regina de Oliveira, professora e coordenadora do curso de Análise de Geoambiental, da UNIVERITAS, atualmente existem vários locais para publicar artigos científicos. Ela recomenda que seja feita uma pesquisa prévia da linha de publicações da revista pretendida e se a mesma faz abordagens de temas relacionados ao seu artigo.
 
Para quem pretende publicar os primeiros artigos, ela aconselha que o estudante comece investindo em instituições menores, durante a graduação. “O aluno pode transformar o TCC em artigo, ou até mesmo uma pesquisa de iniciação científica pode ser adaptada para um relatório por meio de artigo e também ser publicada. 
O acadêmico pode começar se interessando por revistas de instituições menores para ‘ir pegando o jeito’ e quando sentir-se seguro, em termo de informações, apostar em revistas com Qualis melhor”, explica.

Cuidado com o plágio!

Antes de enviar o artigo para análise, é de extrema importância ter atenção quanto ao plágio. Utilizar-se do trabalho de outras pessoas e assumir um falsa autoria é crime previsto em lei, dentro do Código Penal, no artigo 184, que trata a violação dos direitos autorais.
 
Regina recomenda que o ideal a se fazer é passar o projeto em um detector de plágios, por meio de sites, programas e aplicativos, como forma de garantia de que ele encontra-se adequado aos padrões. Dessa forma, é possível garantir que não haja cópia de um trabalho já existente. “A escrita é um treino, e muitas vezes acabamos repetindo muito o que o autor falou, ou até menos copiando mesmo. E esse tipo de problema, quando chega lá já volta”, ressalta a coordenadora.
 
Quando há evidências de plágio, o autor presta esclarecimentos e se o texto chegar a ser submetido a uma revista, esta poderá fazer a denúncia, removê-lo e inclusive, divulgar uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido.
Esta é a principal segurança ao autor de uma obra, no intuito de que ela não seja, posteriormente, comercializada em nome de terceiros.
 
Gostou da abordagem deste assunto? Conta para a gente nos comentários!


 

Comentários