Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira 7 filmes que todo assistente social precisa ver

Clássicos tratam de problemas sociais importantes
Por: Camilla de Assis 11/05/2018 - 16:05
Filme 'Garapa'
Filme 'Garapa'
A assistência social é uma das principais funções dentro de uma sociedade organizada. É esse profissional que vai lidar com os problemas sociais e realizar o encaminhamentos necessários para que as pessoas tenham condições básicas de vida. É também sendo um assistente social que se encontra uma série de defasagens sociais, a exemplo de fome, falta de moradia, prostituição, entre outros.
 
Trouxemos a seguir uma lista com sete filmes aclamados pela crítica que tratam de problemas sociais diariamente presenciados pelos profissionais de Assistência Social. 
 
1 - Garapa (2009)
O documentário mostra a dura realidade de uma família do interior do Ceará em sua severa insegurança alimentar. A obra foi dirigida pelo cineasta José Padilha, lançada em 2009, e tem como tema a fome no mundo. O documentário é resultado de mais de 45 horas de gravações da equipe, que acompanhou o cotidiano de três famílias. 
 
2 - Anjos do Sol (2006)
Um filme de Rudi Lagemann, Anjos do Sol trata da história de Maria, uma menina de menos de 12 anos que é vendida para uma família no Maranhão, com a crença de que teria uma vida melhor. Chegando lá, ela é vendido em um leilão de meninas virgens e vai para um prostíbulo, onde é explorada sexualmente na infância. 
 
3 - A Maçã (1999)
O documentário conta a surpreendente história das irmãs Zahra e Masume, duas meninas de 11 anos que viviam trancadas em cada pelos pais. A obra, dirigida por Samira Makhmalbaf, mostra as garotas contando como vivem e do desejo de brincarem fora de casa. Elas viveram em cárcere privado dos dois aos 13 anos, quando houve a intervenção de assistentes sociais com as meninas. 
 
4 - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007)
O drama, ganhador da Palma de Ouro do mesmo ano, narra a história de duas amigas, que têm a relação posta em xeque quando uma descobre estar grávida do namorado. Ambas contratam um homem para realizar o aborto em um hotel, mas quando ele descobre que a jovem está grávida de quase cinco meses, começa a exigir favores sexuais além do pagamento em dinheiro.
 
5 - Nenhum a Menos (1999)
Um professor de um pequeno vilarejo precisa se ausentar do trabalho por um mês e a jovem Wei Minzhi, de apenas 13 anos, é a única que pode substituí-lo nas salas de aula. A promessa é ganhar dinheiro para ajudar sua família, mas ela tem que manter todos os alunos na escola. Tudo isso muda quando um garoto precisa sair do vilarejo e ir até a cidade em busca de trabalho e a “professora” decide ir atrás dele.
 
6 - O Cárcere e a Rua (2005)
O documentário trata da história de Cláudia, Betânia e Daniela. Enquanto Cláudia e Betânia vão voltar para a sociedade, sendo uma como liberta e outra no regime semi-aberto, Daniela acaba de chegar à prisão. Enquanto esta última busca refúgio na cadeia, as outras duas mulheres voltam pras incertezas e inseguranças das ruas e contam seus relatos.
 
7 - Um Estranho no Ninho (1975)
Este famoso filme, adaptado de um livro homônimo, conta a história de Randall McMurphy, um homem fugido da prisão que vai parar em uma clínica psiquiátrica. Chegando lá, ele lidera uma rebelião juntos com os outros pacientes, contra a equipe opressora e violenta de enfermeiros e médicos do local. 
 
Gostou dos filmes? Conte pra gente nos comentários! Aproveite e conheça nosso curso de Serviço Social!
 

Comentários