Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira 7 dicas de uma boa aparência para entrevistas de emprego

Vai concorrer a uma vaga de emprego e não sabe o que usar? Não se preocupe! Trouxemos, em 7 dicas, a solução para este seu problema!
Por: Camilla de Assis 14/06/2017 - 12:00 - Atualizado em: 14/06/2017 - 12:00
Aparência para entrevista de emprego
Aparência para entrevista de emprego
Com que roupa você vai pra entrevista de emprego que você foi chamado? Parafraseando o samba de Noel Rosa, é preciso que você tenha cuidado na hora de se vestir para os processos seletivos dentro de uma empresa. Cautela é a palavra chave. A vestimenta deve ser escolhida com cuidado, visto que muitas empresas ainda prezam por roupas mais tradicionais e clássicas dentro do ambiente corporativo. Não se esqueça que é importante se adequar ao perfil da empresa na qual você almeja uma vaga.
 
De acordo com o Analista de Carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras do Grupo Ser Educacional, Everton Machado dos Santos, é essencial se adequar e buscar o ingresso no mercado de trabalho em um local que tenha a ver com sua área. “Ir para um ambiente diferente da sua área pode ser uma interferência na personalidade enquanto profissional”, comenta. Para ajudar você a ter uma aparência adequada na seleção de emprego, trouxemos algumas dicas dadas por Santos. Confira a seguir:
 
1 - Saiba o perfil da empresa em que você quer trabalhar
A dica mais importante de todas, com certeza, é que o candidato à vaga seja informado. É fundamental, portanto, que você conheça bem o perfil da empresa que oferece a oportunidade. Isso porque algumas companhias permitem que, em determinados setores, os funcionários usem roupas menos formais, devido às funções exercidas. Antes de montar o look da entrevista, pesquise sobre o perfil da empresa.
 
2 - Cuide da aparência
Mesmo sendo uma regra para todas as ocasiões, na entrevista de emprego isso conta bastante. Além de se preocupar com as roupas, também dê atenção à aparência. Arrume os cabelos, faça a barba (preocupe-se em deixá-la simétrica), corte e limpe as unhas, confira o nariz.
 
3 - Use roupas neutras
Prefira vestimentas que sejam neutras dentro do ambiente de trabalho. A depender do local, você poderá usar uma camisa social, calça social ou até mesmo blazer. Evite cores muito vibrantes e que destoam da decoração da empresa em que você vai ser entrevistado. Caso não saiba exatamente como é dentro da companhia, prefira as cores neutras. Branco, preto, marrom, bege e cinza são coringas nas situações, inclusive em entrevistas de emprego.
 
4 - Cuidado com a maquiagem
Exceto em empregos em que a maquiagem exuberante é ponto a favor, tenha cuidado com o quanto de maquiagem vai usar - quais cores vai passar. A depender da função que você almeja, é importante ficar atento(a) às possibilidades de ousar um pouco mais ou ser mais tradicional. Usar pinturas muito fortes ou pesadas no rosto pode, inclusive, desviar a atenção do recrutador - e ele não conseguir prestar atenção no que você está falando.
 
5 - Deixe o cabelo nos “trinques”
Mantenha tudo alinhado. A dica é não ousar muito em penteados e não usar adereços, tiaras, flores e demais objetos que podem ser colocados nos cabelos. É ideal deixá-lo mais ao natural possível.
 
6 - A depender do perfil da empresa, procure ocultar suas tatuagens
Atualmente, as corporações já estão mais conscientes sobre manter funcionários que possuam tatuagens pelo corpo. Entretanto, todo cuidado é pouco. Caso você trabalhe com vendas e com o público, por exemplo, oculte, ao máximo que puder, os desenhos que possui na pele. 
 
7 - Avalie sua postura
Cuidado com sua postura, ela pode não condizer com a forma que você se vestiu para a entrevista. Sentar de forma correta, sem se “despojar” demais na cadeira, falar em um tom de voz razoável e não gesticular muito são algumas dicas para manter o equilíbrio entre a aparência visual e comportamental.
 
O que achou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários