Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira 5 músicas eruditas para ajudar nos estudos

Compositores clássicos são preferência na hora de criar um ambiente para estudar
Por: Katarina Bandeira 16/01/2019 - 16:37
música, erudita, aprendizado, estudo, concentração, clássico, quebra nozes, lago dos cisnes, ópera, balé
música, erudita, aprendizado, estudo, concentração, clássico, quebra nozes, lago dos cisnes, ópera, balé

Mesmo com a constante transformação das melodias, proveniente das novas tecnologias musicais, a música erudita - popularmente conhecida como clássica - tem encontrado espaço no coração e nos ouvidos de quem busca o que ouvir na internet. Engana-se quem pensa que compositores como Mozart, Sergei Prokofiev e Tchaikovsky não fazem mais parte das playlists da nova geração. No serviço de streaming Spotify, destacam-se as listas Epic Classical, com quase meio milhão de seguidores e Classical Essentials, que também reúne compositores de diferentes eras e conta com mais de um milhão de assinantes.

Já no YouTube, os números também são altos. Balés como A Flauta Mágica, de Mozart, e o famoso Lago dos Cisnes (Tchaikovsky), aparecem na lista dos clássicos mais procurados. Além da sonoridade contagiante, as obras também trazem outros benefícios, como o aumento da concentração e da fixação da memória. Por isso, se você está precisando de uma mãozinha na hora de começar os estudos, preparamos uma lista recheada de obras épicas da música mundial. Confira!

A Flauta Mágica: segunda ária da Rainha da Noite

Ópera em dois atos feita por Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. A história tem grande influência do iluminismo e seus personagens principais passam por diversas provações para sair do pensamento medieval, indo em direção da luz iluminista. É considerada uma das melhores obras do compositor.

Rondó Alla Turca

A música, também composta por Mozart é o terceiro ato da Sonata de nº 11. Ela também é conhecida como Marcha Turca, porque imita o som de bandas que faziam sucesso na época, sendo rapidamente integrados às orquestras.

O lago dos cisnes

Reproduzido em peças de teatro, filmes e pelos mais famosos balés do mundo, o Lago dos Cisnes, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky e foi encomendado pelo Teatro Bolshoi, em 1876.

Pedro e o lobo

Para ensinar às crianças os diferentes sons produzidos por uma orquestra Sergei Prokofiev criou, em 1936, Pedro e o Lobo. A história mostra o cuidado e a relação da criança (Pedro) com os animais que o rodeiam (a pata, o gato, o passarinho e o lobo). Ao todo, são sete personagens, cada um representado por um instrumento diferente e com seu próprio tema musical.

Quebra Nozes

Último balé criado por Tchaikovsky, foi inspirado no romance natalino homônimo, escrito por  Ernest Theodor Amadeus Hoffmann. A história narra a aventura vivida por Clara, que ao ganhar um Quebra-nozes de Natal embarca em uma noite de muita magia, batalhas e muitos doces.

Já tinha ouvido algum deles? Conta para a gente qual você mais gosta!

 

Comentários