Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira 5 áreas de atuação de um gestor público

No curso de Gestão Pública, o profissional está apto a atuar em áreas nas esferas públicas e privadas, sendo essas últimas com foco na responsabilidade social
Por: Camilla de Assis 03/04/2018 - 17:00 - Atualizado em: 04/04/2018 - 09:10
Áreas na gestão pública
Áreas na gestão pública
Com o momento de agitação política e econômica que o Brasil vem passando nos últimos anos, é notória a necessidade de bons administradores públicos. Seja para gerir projetos, realizar consultorias ou trabalhar na política, os profissionais de Gestão Pública são as pessoas ideais para ocupar cargos de gerência na esfera governamental, por entenderem como funciona a engrenagem do Estado.
 
Para atuar na administração pública direta, é preciso realizar concurso. Mas, nos âmbitos particulares, o gestor público atua como uma peça fundamental em um jogo de xadrez, que é responsável por otimizar recursos, capital humano e tempo. Quando atua em repartições privadas, essas são voltadas a programas ligados à responsabilidade social. Confira abaixo algumas das áreas do gestor público.
 
ONGs
A graduação em Gestão Pública permite que os profissionais atuem em Organizações Não Governamentais (ONGs). Mesmo que as ONGs não tenham relação pública, elas realizam projetos por meio de licitações e editais. O gestor público terá o papel de elaborar junto a esses coletivos as ações, como também pode ser responsável por estreitar as relações entre os representantes das organizações e os representantes públicos.
 
Política
Justamente por ter expertise na gerência de todos os recursos públicos, o profissional pode seguir a carreira política. É importante que o gestor público seja comprometido e tenha seriedade em seu trabalho. Para ser um político, é recomendado que o especialista aprofunde seus conhecimentos em história, direito, economia e sociologia, pois assim será formado um estadista estratégico com a administração pública.
 
Assessoria
Se o gestor público não tiver interesse em seguir a carreira política em si, é possível também estar lado a lado de quem opta por ser político. Senadores, deputados, governadores e prefeitos costumam andar com seus assessores, que irão realizar a comunicação, divulgação da agenda, organização de eventos, entre outros serviços. O diferencial de um gestor público, é que ele entende de como funciona a engrenagem governamental. 
 
Consultoria
Nesse segmento, o gestor público pode atuar como consultor de empresas privadas e órgãos públicos, como, por exemplo, em ações referentes a processos licitatórios. Nessa perspectiva, os profissionais da área poderão atuar nas esferas municipal, estadual e federal, seja na análise de contratos ou até mesmo na execução de planos de governo.
 
Concursos em geral
O profissional de Gestão Pública é um ótimo candidato a realizar qualquer tipo de concurso público, justamente por entender como funciona o âmbito governamental. Neste sentido, o gestor público pode atuar em diversos segmentos, sendo necessária a realização do certame para atuar na administração pública direta.
 
E você, gostou do tema? Conte pra gente nos comentários!

Comentários