Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Comunicação é ferramenta para dar voz à sustentabilidade

Profissionais podem ajudar marcas a promover discursos e ações voltadas ao meio ambiente
Por: Katarina Bandeira 03/11/2017 - 18:22
Congresso discute papel da comunicação para promover sustentabilidade. Foto: Freepik
Congresso discute papel da comunicação para promover sustentabilidade. Foto: Freepik

É difícil começar a falar de atitudes sustentáveis sem pensar na exploração desenfreada dos recursos naturais em nome da ideia moderna de progresso. Apesar de não parecer, em uma primeira vista, a sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e material de uma sociedade. Porém, ela trata de converter esse avanço desenfreado em uma transformação que não agride o meio ambiente, visando manter boa parte de nossos recursos para as gerações futuras. Mas como chamar atenção para causas e promover atitudes conscientes se preservar não é um hábito da nossa sociedade?

A sustentabilidade na comunicação

No início, a ideia das grandes marcas era apenas apresentar seus valores e missões de uma forma mais teórica, com muito discurso e pouca prática. Isso acontecia principalmente porque a maioria da população não tinha consciência dos perigos representados pelo uso sem limites dos recursos naturais do planeta e pouco sabia de suas consequências. Porém, uma pesquisa realizada em 2015, pela Unilever em parceria com a Europanel, revelou que 33% dos consumidores em todo o mundo preferem marcas que impactam positivamente na sociedade ou no meio ambiente.

Essa mudança de atitude é um reflexo de uma consciência ambiental crescente, causada pela observação de desgaste de recursos em todo o planeta. Saber disso fez com que as companhias enxergassem a necessidade de se reposicionar dentro do mercado. "O desenvolvimento sustentável é um diferencial para as empresas e uma possibilidade de potencializar a imagem com o público, cada vez mais atento a essa realidade", destaca Flávia Daniela Delgado, coordenadora dos cursos de publicidade e propaganda, jornalismo e fotografia, da UNG.

O papel do comunicador

Foi após esse gatilho que campanhas publicitárias e o trabalho de assessorias de imprensa entraram em ação para mostrar aos consumidores que organizações, públicas ou privadas, sabiam como abraçar o meio ambiente. Comunicadores sociais, sejam jornalistas, fotógrafos ou publicitários ganharam a missão de dar maior visibilidade para as ações empresariais através de campanhas que mostrassem os resultados alcançados por seus clientes e até mesmo em peças lançadas com o intuito de engajar e chamar atenção para as causas.

“A prática de iniciativas sustentáveis de pouco adianta sem a comunicação. Ela é fundamental para divulgar as ações, comunicar as mudanças de hábitos, informar os resultados e os objetivos dos projetos implantados", afirma a coordenadora. Também é importante saber que não basta apenas encantar o público, também é necessário agir de forma ética para que o discurso apresente sinceridade, se distanciando de uma visão oportunista.

Congresso

Discutir como a área da comunicação social pode impulsionar e dar visibilidade a projetos e ideais de sustentabilidade é uma das missões do I Congresso Nacional de Gestão e Sustentabilidade. O evento, que acontecerá entre 16 e 18 de novembro, no Teatro Adamastor, em Macedo, traz palestras e minicursos com temas como Sustentabilidade, Comunicação e WEB, biodiversidade e compensação de emissões de carbono: o caso da Iniciativa Verde, Mídia Trainning, Fotografia e Meio Ambiente, entre outros conteúdos.

 

Confira como a lista de palestrantes e inscreva-se para saber mais sobre o tema clicando no link.

 

Comentários