Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como utilizar citações e bibliografia no TCC de maneira correta para evitar plágio e notas baixas

A elaboração de trabalhos acadêmicos exige atenção e riqueza de detalhes. Confira aqui o que você não pode deixar de saber sobre citação e referência!
Por: 22/08/2022 - 08:20
É preciso ter atenção na hora de referenciar textos ou citar autores. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Estudar no ensino superior nos permite vivenciar as mais diferentes experiências intelectuais, e a mais importante delas é se aprofundar na escrita acadêmica. Nas primeiras disciplinas de leitura e compreensão de textos acadêmicos, geralmente no início da graduação, somos apresentados às regras da ABNT, em especial para nos prepararmos para a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Como bem se sabe, o TCC é o documento de finalização da formação acadêmica,com o objetivo de registrar os conhecimentos adquiridos pelo estudante. É necessário ter originalidade, mas sempre embasando os conceitos e as fundamentações em autores e obras anteriores. Para isso, é preciso saber referenciar e utilizar corretamente as diferentes formas de citação, para também evitar que você seja acusado de plágio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

Citação

Citar um autor, obra, texto, ou qualquer tipo de produção, é fundamental para consolidar a ideia que está sendo apresentada no TCC. É dessa forma que um texto ganha credibilidade, e mostra que você estudou sobre o assunto. Para isso, a ABNT elaborou a NBR 10520, que define e regula todos os procedimentos para usar citações em documentos.

A NBR 10520 apresenta os tipos de citação possíveis, sua localização no texto, as regras gerais de apresentação, além de sistema de chamada e notas de rodapé. Essas definições são fundamentais para que seja possível citar diferentes autores e obras sem tornar o texto confuso.

Referências

Um dos elementos obrigatórios no TCC é a seção de referências bibliográficas, onde ficam listados todos os documentos utilizados para embasar o texto. Essa lista deve seguir as regras dispostas na NBR 6023, que define como cada tipo de documento deve ser apresentado.

A norma traz exemplos de como mencionar qualquer tipo de produção, seja um texto acadêmico, um filme, uma lei, um artigo de jornal, entre outros. Dessa forma fica mais fácil indexar o TCC tendo como base todas as referências utilizadas.

Agora que você está por dentro de como utilizar as citações e referências, não perca tempo e comece a se exercitar em sua escrita acadêmica.

Comentários