Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Como se destacar na dinâmica de grupo para seleção de estágio

O estágio geralmente é o primeiro contato que muitos graduandos têm com a prática do que é estudado na universidade. E as empresas utilizam diversas formas de selecionar os novos estagiários, e uma prática bastante comum é a realização da dinâmica de grupo.
Por: 03/06/2022 - 16:53 - Atualizado em: 06/06/2022 - 13:11
A interação em grupo faz parte de muitas seleções de estágio. Crédito: Pixabay
Escrito por Rachel Andrade
 
Para se dar bem nos processos seletivos é preciso se mostrar confiante e participativo, mas sem demonstrar arrogância e superioridade em relação aos demais candidatos, visto que certos comportamentos podem passar um perfil que os recrutadores não veem com bons olhos!
 
Essa modalidade de seleção acontece quando há muitos candidatos para ocupar poucas vagas disponíveis. A escolha pode se dar por diversos fatores, a depender do perfil da empresa e o que é esperado que o estagiário faça na função.
 
"As dinâmicas de grupos servem muitas vezes para que os candidatos mostrem suas características e habilidades, sendo assim aproveite esse momento para compartilhar seus talentos, habilidades e ideias, deixe sua marca. Se preocupe não só como sua apresentação pessoal para esse momento, mas com sua forma de se comunicar e se expressar e qual a impressão que está transmitindo com sua participação nesse processo", é o que diz a coordenadora de Recursos Humanos Mychele Bezerra.
 
Se a vaga pede alguém com um perfil comunicativo e que tenha facilidade em trabalhar em equipe, é normal que a empresa procure ver isso nos candidatos desde o primeiro contato. Mas então, como se destacar em uma dinâmica de grupo para garantir a primeira contratação? Continue a leitura para ter algumas dicas.
 
Confiança é fundamental
Se mostrar seguro na fala é importante, principalmente no primeiro momento de apresentação. Uma boa forma de se sentir melhor é praticar antes, em casa, de preferência na frente do espelho. Dessa forma, você já terá uma ideia de como gesticular na hora, além de ajudar a aliviar o nervosismo em falar em público, aspecto comum para muitas pessoas.
 
Converse com os demais candidatos
Mesmo sabendo que nem todos serão convocados, é primordial criar boas relações com os concorrentes à vaga que estão participando do mesmo processo. Isso faz com que você seja bem visto por todos, em especial pelos recrutadores, que podem observar mesmo de longe como se comportam todos os candidatos. Além disso, trocar ideias com outras pessoas ajuda a passar o nervosismo. Lembre-se que todos ali estão passando pelo mesmo processo de seleção que você.
 
Estude sobre a empresa
Uma forma particular de se destacar em uma seleção é conhecer um pouco a trajetória e perfil da empresa. Isso mostra que você se dedicou e tem bastante interesse em trabalhar naquele local, e o recrutador ainda pode interpretar como uma habilidade em tomar iniciativa. Dê uma procurada na internet sobre a empresa, procure saber seus valores e visão, e assim você pode ser lembrado durante a tomada de decisão.
 
Agora que você já sabe como se destacar em uma seleção, basta se vestir bem e ir para a dinâmica de grupo que vai garantir a contratação no seu estágio!

Comentários