Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como se alimentar bem ajuda nos estudos? Confira 7 dicas de nutrição essenciais

Por: 31/03/2023 - 14:56 - Atualizado em: 31/03/2023 - 14:57
Se alimentar bem é beneficiar e priorizar a sua saúde - Pixabay

Escrito por: Gustavo Arland 

O dia 31 de março é marcado pela comemoração do Dia da Saúde e Nutrição, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo desta data, é debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas que tenham caráter preventivo e realista. 

A promoção das boas práticas nutricionais está prevista na Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, promovida pela OMS. Nela, é recomendado que os governos formulem e atualizem periodicamente as diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição. Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

Apesar do estímulo a uma alimentação saudável na infância, por parte dos pais e profissionais de saúde, geralmente, isso acaba sendo interrompido na fase adulta, principalmente por causa da rotina diária. Com tudo, existe uma certa movimentação global de alerta aos malefícios de uma alimentação de baixa qualidade. 

Aproveitando esta boa onda de conscientização, os estudantes devem também se apropriar destas informações e é possível adequar bons alimentos à correria das atividades de ensino superior. Neste post, selecionamos dicas de como você pode se alimentar da forma correta e ter benefícios nos estudos.

Confira!

Planeje suas refeições

Tire um tempo no início da semana para planejar suas refeições e lanches. Isso ajudará a evitar que você recorra a alimentos pouco saudáveis ou a lanches rápidos quando estiver com pressa.

Coma alimentos nutritivos

Concentre-se em alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Esses alimentos ajudam a fornecer energia, nutrientes e saciedade para mantê-lo satisfeito por mais tempo.

Fique hidratado 

Beba água regularmente ao longo do dia para evitar a desidratação. Mantenha uma garrafa de água ao seu lado e evite bebidas açucaradas, que podem aumentar as calorias e a ingestão de açúcar.

Faça lanches saudáveis

Quando sentir fome entre as refeições, opte por lanches saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, nozes ou legumes frescos. Esses alimentos fornecem nutrientes e energia, além de ajudar a manter a saciedade.

Evite alimentos processados

Tente evitar alimentos altamente processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas. Em vez disso, opte por alimentos integrais e minimamente processados.

Cozinhe em casa

Cozinhar em casa pode ser uma maneira saudável e econômica de se alimentar. Tente preparar refeições em casa sempre que possível, usando alimentos frescos e nutritivos.

Priorize a qualidade do sono

Dormir o suficiente e com qualidade é fundamental para a saúde. Tente estabelecer uma rotina de sono regular e evite atividades estimulantes antes de dormir.

Lembre-se de que pequenas mudanças podem ter um grande impacto na sua saúde geral. Tente incorporar essas dicas em sua rotina diária e faça ajustes conforme necessário para encontrar o que funciona melhor para você.

Comentários