Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como funciona o estágio obrigatório na prática?

UNG auxilia estudantes para conseguir a tão importante experiência
Assessoria de Comunicação Por: 28/02/2022 - 13:18 - Atualizado em: 02/03/2022 - 09:57
Coordenadora Andréa Diniz auxilia aluna que vai começar o estágio
por Aline Pinho 
 
Entre as etapas para construir uma carreira profissional de sucesso está a realização de estágios na área. É nesse período que estudantes da graduação começam a colocar em prática o conhecimento que aprendem em sala de aula. 
 
Existem duas modalidades de estágio: o curricular obrigatório, que faz parte da grade e exige determinada carga horária para finalização do curso – neste caso, as atividades são supervisionadas por um preceptor; e o não obrigatório ou remunerado, que complementa a formação e o estudante não precisa comprovar horas para conseguir o diploma. 
 
Na Universidade UNG, o aluno que chega a determinado semestre conta com o suporte da coordenação de Estágios Obrigatórios para conseguir a tão importante atividade. A coordenadora Andréa Diniz e equipe viabilizam contatos e mantém convênios com empresas que recebem os estagiários da Instituição em diversas áreas. O Departamento dá dicas e orienta os estudantes quanto aos primeiros passos, documentação e relacionamento com empresas. 
 
Durante o semestre, diversos alunos passam pela experiência e alguns deles têm a oportunidade de iniciar como profissional no próprio campo que estagiou. Neste início de ano letivo, vários estudantes já começaram as atividades de estágio. 
 
A coordenadora Andréa destaca o quanto o estágio é importante na vida do acadêmico. “O estudante das três unidades - Centro, Bonsucesso e Itaquaquecetuba - nos procura para ter vivência prática de aprendizado, que é fundamental para a formação. Nosso compromisso é apoiar e orientar esse aluno que busca uma atividade profissional e, ao apresentamos as oportunidades, o resultado é satisfatório. Incentivamos e auxiliamos também para que ele realize a captação da sua própria vaga. Vale mencionar que todo o processo é baseado na Lei de Estágio, para assegurar o não vínculo empregatício e todas as regras impostas na lei”, explica.   
 
Para realizar o estágio obrigatório, o estudante da UNG precisa estar matriculado, frequentar regularmente o curso e assinar os Termos de Compromisso de Estágio – TCE antes do início das atividades.  Com esse processo, o aluno estará assegurado com o seguro de estágio fornecido pela Universidade e exigido pelo Ministério da Educação (MEC).

Comentários