Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como conciliar todas as obrigações acadêmicas sem surtar?

Escrito por: Ruan Reis
Por: 15/08/2022 - 13:55
Freepik

Dar conta de trabalhos, apresentações, atividades, aulas práticas e teóricas, estágio… não é uma tarefa fácil - inclusive, passa bem longe disso. E conciliar tudo isso sem surtar é difícil, mas não é impossível.

A jornada acadêmica pode ser bastante exaustiva, principalmente quando não se tem uma rotina organizada. Pensando nisso, conversamos com o psicólogo e professor da UNINASSAU, Cleyson Monteiro, e listamos cinco dicas que vão facilitar sua vida. Confere aí!

1. Faça um planejamento organizacional

Uma das primeiras e principais dicas é a organização do semestre. É fundamental que você analise e planeje o seu calendário com as atividades. É importante saber conciliar a vida pessoal e profissional. Quando você conseguir fazer essa organização, tendencialmente, conseguirá prever cenários e possíveis variáveis ​​que podem aparecer durante o semestre.

2. Organize a sua agenda

A segunda dica é ter uma organização de agenda. Ou seja, estabeleça uma agenda para os compromissos acadêmicos, outra para os compromissos profissionais, e uma para os compromissos pessoais. Essa inter-relação entre os três elementos são fundamentais para que você consiga se planejar e organizar de forma fluida todo o cronograma que durante o semestre. 

3. Libere espaço na rotina

É sempre muito importante liberar um espaço na sua rotina. Abra mão de algumas atividades, por mais chato que isso possa parecer, isso vai ajudá-lo agora a conciliar melhor as demandas da faculdade.

4. Estabeleça prioridades na sua agenda

Sem dúvidas, essa é uma das dicas mais fundamentais. Afinal, pode até ser algo complicado no começo, mas você rapidamente vai começar a criar um senso de prioridade necessário para a realização das tarefas. Entenda qual obrigação demanda mais tempo e esforço e comece a listar em ordem de prioridades. 

Por exemplo: 

1° Prova - amanhã 

2° Relatório de estágio - próxima semana

3° trabalho acadêmico - última semana do mês

Entendeu? Esse estabelecimento é essencial para você montar a sua agenda, criar uma rotina e conseguir fazer tudo que a faculdade exige.

5. Fique ligado nas oportunidades

Outra dica muito importante para o ambiente acadêmico e o desenvolvimento do semestre, é ficar ligado e atento às oportunidades que a UNINASSAU oferece, principalmente cursos gratuitos, seminários, palestras, debates, todos esses eventos enriquecem o conhecimento, o nível de aprendizagem e, principalmente, dão robustez ao currículo acadêmico. E ainda agrega conhecimentos técnicos para os futuros profissionais em formação.

Comentários