Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como anda a saúde do seu coração?

Fique por dentro de dicas para manter a saúde cardíaca em dia
Rebeca Ângelis Por: 22/10/2018 - 10:12

“Inspira… solta. Outra vez…”  Na hora da ausculta cardíaca o médico faz sempre o mesmo pedido para saber se os batimentos do coração estão fluindo bem. Mas, cá entre nós: você sabe como anda a saúde do seu?

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. O levantamento aponta ainda que as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil pessoas. A maior parte dessas, vítimas de infartos e derrames.

No intuito de alertar a população sobre tais riscos e cuidados com o coração, conversamos com a médica cardiologista Maria Alice Cândido, que exemplificou algumas dicas e cuidados para uma vida mais saudável. Se liga!

Você é o que come

Seu corpo responde a tudo o que você consome. Quando você opta por uma alimentação balanceada, tem como consequência o equilíbrio do peso, do colesterol e da pressão arterial. Os três são importantes protagonistas para evitar problemas cardíacos no futuro. Maria Alice ressalta que “vale evitar no cardápio o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos. Consumir diariamente frutas, legumes, verduras e beber bastante água é essencial”.

A aveia também é um ítem que merece destaque na lista por se apresentar como ótima opção de fibra e diminuir a absorção do colesterol elevado. A médica salienta ainda que é importante deixar de lado o cigarro, pois a nicotina presente neles pode desequilibrar a frequência cardíaca, pressão, o colesterol. Além de aumentar a chance de coágulos no sangue, que podem entupir as artérias e provocar infarto cardíaco.

Foca no 12 por 8

Talvez você não se importe muito, mas medir a pressão constantemente é primordial. A cardiologista explica que através dessa medição é possível saber como anda a pressão do sangue contra as paredes arteriais. Analisando a pressão, o paciente descobre se o coração está com o funcionamento cardíaco adequado.  

Sendo assim, uma pressão considerada adequada é quando mede até 12 (sistólica) por 8 (diastólica). A partir de 14 por 9, sua medida já é considerada alta. A pressão alta pode causar o infarto e outras doenças, por isso, é importante acompanhá-la constantemente e saber se está tudo funcionando adequadamente.

Um passo à frente e você não está no mesmo lugar

A conhecida frase de Chico Science também se enquadra na ideia de movimentar o corpo, visto que o colesterol alto e o sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento de doenças. Quando você se exercita, se previne de doenças cardíacas, evita a alta do colesterol e a tensão arterial.

A prática de exercícios físicos também ajuda no controle de estresse e melhora a capacidade de absorção do oxigênio no sangue. A médica recomenda que é importante dar esse “passo a frente”, seja em uma caminhada ou corrida de pelo menos 30 minutos no dia, na academia, num passeio de bicicleta, subida de escada, ou até mesmo em algumas horas de dança.

Não esqueça do Check-up

A cardiologista faz um alerta para que todos façam, anualmente, um exame de rotina para conferir se todo o funcionamento do corpo anda adequado (mesmo que sejam jovens). Fazer exames periódicos, pelo menos uma vez ao ano, facilita na descoberta de qualquer diagnóstico e no próprio tratamento. “Se na família existir histórico de qualquer doença cardíaca, o médico deve ainda ser alertado, para que um acompanhamento preventivo comece desde cedo”, explica a médica.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a população jovem tem sido cada vez mais acometida por doenças do coração. Somente em 2013, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), houve um aumento de 13% no número de internações de jovens por infarto, todos com menos de 40 anos.

Portanto, vale mesmo se cuidar e ficar de olho para uma vida saudável e de bem estar.

Quer saber mais sobre este assunto? Faça nosso vestibular!

 

Comentários