Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Click UNG


Click UNG: Campanha de incentivo à doação de sangue

Mais de 70 pessoas foram atendidas pela ação e instruídas para doarem sangue
Assessoria de Imprensa Por: Pâmela Vespoli 20/06/2017 - 16:02 - Atualizado em: 20/06/2017 - 16:07
Coleta de pequena quantidade de sangue para tipagem sanguínea
Coleta de pequena quantidade de sangue para tipagem sanguínea
No dia Mundial da Doação de Sangue, 14 de junho, o curso de Farmácia da Universidade UNG realizou exames de Tipagem Sanguínea, dentro do Campus Centro, na expectativa de verificar o tipo sanguíneo dos alunos e funcionários e conscientizá-lo sobre a importância da doação de sangue.
 
Segundo Rosilene Ito, coordenadora do curso de Farmácia, o teste de Tipagem é um exame simples que permite que o possível doador saiba seu tipo sanguíneo no sistema ABO e Rh. Durante o evento, foram atendidas mais de setenta pessoas que receberam instantaneamente o resultado do exame e instruções para doar sangue.  
 
Foi informado aos atendidos os postos de doação mais próximos da Universidade, junto de um material com explicações sobre quais são as condições de saúde necessárias e os pré-requisitos exigidos para o candidato estar apto a doar. Além disso, o folder também trazia esclarecimentos sobre quais tipos sanguíneos que cada doador pode ajudar, de acordo com os resultados do exame. Sendo o doador mais raro o “O negativo”, conhecido como doador universal, por ser capaz de doar para todos os demais tipos do sistema, como explícito no folheto.
 
Conforme comenta a professora, o sangue não pode ser substituído por nenhuma outra substância em casos de perda em cirurgias ou outros procedimentos. Por isso, a doação desse elemento vital simboliza para ela "um ato de solidariedade humana, que não traz ao doador nenhum risco a sua saúde”.
 
Segundo Lis Lakeis, coordenadora do Departamento de Extensão responsável pela organização da ação, o que inspirou o setor para a promoção do evento, foi “mostrar à comunidade que com poucos minutos é possível salvar uma vida”.
 
Fotos: Roberta Garrido
Galeria: 
Alunos do curso de Enfermagem no Dia Mundial da Doação de SangueAtendimento aos alunos da UniversidadeTipagem sanguínea Alunos da UNG A coleta ocorreu na parte da manhã Testes para verificação do grupo sanguíneo Grande público de outros cursos aproveitaram a ação Ação de Doação de Sangue Atendimento para o público externoAtendimento ao público

Comentários