Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Cinema abre a roda de diálogo sobre questões de gênero

Filmes que abordam o tema podem ajudar a entendê-lo melhor além de promover o debate sobre o assunto
Por: Paula Brasileiro 24/07/2017 - 12:00 - Atualizado em: 24/07/2017 - 12:05
Confira alguns filmes que abordam o tema
Confira alguns filmes que abordam o tema

Diversidade de gênero é um tema que ganhou a boca, e os teclados, de uma considerável parcela da sociedade atual. As pessoas estão se sentindo mais livres e abertas para discutir sobre o assunto e questionar as ideologias e padrões pré-estabelecidos na busca de um entendimento a respeito. Pesquisa recente, realizada pelo IBOPE em 143 municípios brasileiros, apontou que 72% da população apoia a ideia de professores discutirem, em sala de aula, o direito dos indivíduos viverem livremente sua sexualidade.

 

Mas, para entrar nessa discussão não é necessário estar na escola nem tampouco valer-se de textos acadêmicos e complexos. A roda de conversa pode ser aberta numa "simples" sessão de cinema. Alguns filmes que tratam a questão de gênero podem ajudar a entender melhor sobre o assunto e promover o debate. Confira cinco títulos que trazem o tema.

 

A garota dinamarquesa

O longa conta a história de Lili Elbe, a primeira transgênero do mundo. Na década de 1920, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda decide vestir Einar de mulher para pintá-lo, ele começa um processo de transformação de gênero e passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história.  

Tomboy

Laure tem 10 anos e chega a uma nova vizinhança com sua família. Aos poucos, Laure vai se enturmando entre as crianças do bairro, mas identificando-se como Michael. O filme mostra como esta família enfrenta a complexidade da situação.

Ma vie en Rose

Ludovic é um menino de sete anos que começa a assumir uma identidade feminina. Ele se vê em meio à confusão da família, que ora o aceita, ora o repreende, ao passo que seus questionamentos em relação a sua identidade de gênero aumentam.

Meninos não choram

Brandon Teena é um jovem que, biologicamente, possui um corpo feminino, mas que se identifica com o gênero masculino. Ao mudar-se para uma nova cidade, Brandon apresenta-se como homem, ocultando sua identidade trans e levando uma vida dupla. Quando seu segredo é descoberto por algumas pessoas, ele passa a ser perseguido. O filme é baseado em uma história real.

Transamerica

O longa conta a história de Bree, uma mulher transgênero que, pouco antes de realizar a cirurgia de readequação sexual, descobre ter um filho de 17 anos, concebido quando ainda possuía uma identidade masculina. Encorajada por sua terapeuta, Bree viaja até Nova Iorque para encontrar o filho. Juntos, eles precisam lidar com diversos conflitos a medida que vão se conhecendo.

 

Que tal aumentar essa lista? Indica pra gente um filme que fale sobre gênero!

Comentários