Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Biodiversidade: as diferenças que dão liga para a vida no planeta

A variedade da natureza existente na Terra é o que nos proporciona as condições ideais de sobrevivência nela. Saiba mais
Por: 22/05/2017 - 13:46 - Atualizado em: 06/06/2017 - 10:37
22 de maio é o dia para pensar em função da proteção da biodiversidade no planeta
22 de maio é o dia para pensar em função da proteção da biodiversidade no planeta

Por Paula Brasileiro

Uma costa marinha de 3,5 milhões de km² - com ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos - a maior floresta tropical e maior planície inundável do mundo - a Floresta Amazônica e o Pantanal, respectivamente - um Cerrado de savanas, vastos campos dos Pampas, a Caatinga e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Este é o Brasil, um país de proporções continentais e uma flora e fauna de riquezas incontáveis que são consideradas a maior biodiversidade do planeta.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente,  o Brasil ocupa o posto de  principal nação entre os 17 países de maior biodiversidade do mundo. Muitas das espécies brasileiras têm importância econômica mundial, como o abacaxi, a castanha do pará, a mandioca, o caju e o amendoim. Sem contar na grande sociobiodiversidade do país, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades quilombolas e caiçaras, que reúnem um amplo acervo de conhecimentos tradicionais acerca da terra e da natureza como um todo.

Além disso, o território nacional possui mais de 120 mil espécies de animais e 40 mil de plantas. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil possui cerca de 713 espécies de mamíferos, 1.900 de aves, 738 de répteis, 934 de anfíbios, 4.774 de peixes e outras 100 mil de animais invertebrados. Porém, o mau uso dos recursos naturais, por parte dos homens, tem provocado um severo ciclo de extinção de espécies e incalculável redução desses recursos, comprometendo, assim, a sustentabilidade do meio ambiente.

Jardim Botânico


(Reprodução/Facebook)

Parte desta riqueza natural do Brasil pode ser admirada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBJR). Fundado em 1808, pelo então príncipe regente português D. João, o JBRR foi criado para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Hoje, rebatizado de Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o lugar se tornou um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.

O JBRB é o mais antigo em funcionamento no país e atua, além de ponto turístico da capital carioca, como importante realizador de projetos nas áreas pedagógica, museográfica, paisagística, histórica, de ensino e técnico-científica. Lá, além dos mais diferentes tipos de plantas e animais, o visitante encontrará a Escola Nacional de Botânica, Tropical, o Centro Nacional de Conservação da Flora, o Museu do Meio Ambiente, Museu Casa dos Pilões e o Espaço Tom Jobim - todos os espaços e atividade do Jardim baseiam-se numa estratégia de integrar cultura, meio-ambiente e conhecimento científico.

Conscientização

Para alertar e conscientizar a população, não só a brasileira mas a de todos os países, quanto a necessidade de cuidar do meio ambiente, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado mundialmente em 22 de maio. O objetivo desta data é incentivar a proteção aos seres vivos e alertar sobre a urgência de se conservar a diversidade de vida no planeta.

Comentários