Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Atividade física e estudos: Os dois devem andar juntos?

Entenda os benefícios da prática esportiva para melhora do rendimento em sala de aula
Por: 01/03/2023 - 17:43 - Atualizado em: 01/03/2023 - 17:43
A atividade física pode ser muito benéfica para os estudantes. Foto: Victor Freitas
A atividade física pode ser muito benéfica para os estudantes. Foto: Victor Freitas

Escrito por: Gustavo Arland 



A prática regular de atividade física pode ter diversos benefícios para a saúde física e mental, estendendo-se também para o desempenho acadêmico e rendimento em sala de aula. Não há dúvidas que o esporte proporciona muita coisa boa, inclusive nos estudos e isso é baseado em evidências científicas. 


Segundo pesquisa realizada em conjunto pelas Universidades de Radboud (Holanda) e Edimburgo (Grã-Bretanha), exercícios físicos podem ajudar a assimilar mais facilmente oconteúdo estudado. A pesquisa, que foi publicada na revista científica Current Biology no ano de 2016, aponta que se o estudante realizar uma atividade física depois de 4 horas de estudo, ela efetivamente pode se tornar uma aliada do aprendizado. 


Pensando nisso, resolvemos trazer neste artigo, 5 benefícios da atividade física regular em prol do acúmulo de conhecimento. Confira: 



  • MELHORA DA SAÚDE CARDIOVASCULAR


A atividade física regular ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular, o que pode ter um efeito positivo na cognição. Isso ocorre porque o cérebro precisa de um suprimento constante de oxigênio e nutrientes, e uma circulação sanguínea saudável pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, fornecendo os recursos necessários para um bom desempenho cognitivo. 



  • REDUZ O ESTRESSE E A ANSIEDADE


A atividade física é conhecida por reduzir os níveis de estresse e ansiedade, o que pode ajudar a melhorar a concentração e a atenção em sala de aula. Quando os alunos estão menos estressados, eles são capazes de se concentrar melhor na tarefa em mãos e podem ser mais produtivos.



  • MELHORA A MEMÓRIA E O APRENDIZADO


Estudos mostram que a atividade física regular pode ajudar a melhorar a memória e o aprendizado. Isso ocorre porque a atividade física estimula a produção de proteínas no cérebro que são importantes para a memória e o aprendizado. Além disso, a atividade física pode ajudar a melhorar a plasticidade cerebral, o que é importante para o aprendizado.


  • MELHORA O SONO 

A atividade física regular pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que é importante para a saúde e o bem-estar geral. Quando os alunos dormem melhor, eles são mais alertas e produtivos durante o dia.



  • MELHORA A AUTO ESTIMA E A CONFIANÇA 


A atividade física regular pode ajudar a melhorar a autoestima e a confiança, o que pode ter um efeito positivo no desempenho acadêmico. Quando os alunos se sentem bem consigo mesmos, eles são mais propensos a se envolver em atividades em sala de aula e a se esforçar mais.



Pronto. Agora você entendeu a importância do incentivo às atividades físicas regulares para melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar geral dos alunos e alunas. O que você acha de ajudar pessoas através do esporte? Tem o sonho de ser um profissional de educação física? Venha se graduar na UNIVERITAS/UNG. 


Agende seu vestibular programado e seja um aluno da nossa instituição. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações sobre este e outros cursos , entre em contato com nosso atendimento online ou pelo nosso telefone 4020-9734.

Comentários