Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


Arquitetos importantes da história do Brasil

Conheça alguns nomes importantes para a consolidação da arquitetura brasileira a nível nacional e internacional
Por: 01/07/2022 - 08:43
A arquitetura é responsável por grandes construções complexas. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Planejar uma casa, um prédio, ou até mesmo uma cidade inteira, é o sonho de muitas pessoas que enveredam no ramo da arquitetura e urbanismo. A profissão exige muitos cálculos e criatividade, além de uma sensibilidade estética para saber concretizar as melhores construções.

No Brasil, a carreira é bastante conhecida e muitos profissionais da área são renomados nacional, e até mundialmente, como fundamentais para o desenvolvimento de estudos na arquitetura, urbanismo e paisagismo. Para celebrar o Dia Mundial da Arquitetura, vamos conhecer alguns personagens importantes que estão na história da profissão.

Tebas

Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, nasceu escravizado, ainda no período da colônia, em 1721, na cidade de Santos, em São Paulo. Ele aprendeu o ofício no dia a dia, pois quem detinha sua propriedade era um mestre-pedreiro português. Eventualmente, já adulto, Tebas conseguiu ser alforriado, e foi responsável pela construção do primeiro chafariz público de São Paulo, que foi demolido em 1866, além de ter feito a fachada de diversas igrejas na cidade, que existem até hoje. Em 2018 o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp) reconheceu seus feitos, e agora ele é considerado o primeiro arquiteto do Brasil.

Oscar Niemeyer

Niemeyer foi responsável por grandes obras no Brasil, como o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, entre outros lugares importantes em Brasília. Ele também assina a construção da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos. O reconhecimento internacional de Niemeyer faz dele um dos grandes arquitetos do mundo, juntamente com outros nomes importantes.

Rosa Kliass

Contemporânea de Niemeyer e de Burle Max, Rosa Kliass foi a primeira arquiteta paisagista no país, em uma época em que a profissão era exclusivamente masculina. Seu diferencial se tornou o enaltecimento de elementos locais em suas obras, em especial nos parques e jardins que desenhou. 

Roberto Burle Marx

O paisagista também faz parte do panteão arquitetônico brasilieiro, tendo sido responsável pela construção de parques e praças públicas em mais de 20 países. No Brasil, assinou o desenho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, a Praça do Derby, em Recife, entre outros locais.

Lina Bo Bardi

Apesar de ter nascido na Itália, Lina Bo foi naturalizada brasileira por ter vivido boa parte da vida em terras tupiniquins. Seu pioneirismo também vem por ter sido responsável por criar espaços para que outras mulheres pudessem estudar e atuar na área ainda no século XX.

Ficou com interesse em saber mais sobre essa carreira? Confira mais informações para fazer uma graduação digital ou ao vivo!

 

Comentários