Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Aprendizes: qualificação dentro e fora da sala de aula

Desde 2000, jovens de 14 a 24 anos de idade recebem qualificação profissional e oportunidade para atuar no mercado
Assessoria de Comunicação Por: Rayane Guimarães 08/08/2017 - 10:58 - Atualizado em: 08/08/2017 - 17:11
Imagem mostra carteira de trabalho
O programa oferece a primeira oportunidade de emprego aos jovens, além de uma formação técnica-profissional

O desemprego no Brasil está em crescente e isso não é novidade. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa de desocupação no país subiu para 13,7% no primeiro trimestre de 2017. Um dos grandes fatores que explicam essa realidade é a falta de qualificação profissional, muito presente entre jovens e adolescentes. É nesse contexto que o Programa Jovem Aprendiz vai à contramão dessa realidade, oferecendo a primeira oportunidade de emprego aos jovens de 14 e 24 anos, proporcionando também uma formação técnica-profissional.

O crescimento do programa, que existe desde 2000, deve-se ao fato de os estudantes passarem a ver o Jovem Aprendiz como uma alternativa para entrar no mercado de trabalho de forma qualificada. Antes mesmo de começar as atividades em uma empresa, o aprendiz passa três meses de aprendizado em um curso técnico gratuito que tenha a ver com a área de atuação dele na instituição que irá trabalhar. Depois desse período, o adolescente já começa a atuar no mercado, trabalhando em quatro dias da semana com um expediente de quatro horas. A formação técnica continua, sendo uma vez na semana, durante todo o período de contrato com a empresa que pode durar até 24 meses.

De acordo com o Gerente de Curso Técnico do Grupo Ser Educacional, Alexandre Dantas, das várias maneiras de inserção do aprendiz ao mercado de trabalho no país, esse projeto é o que melhor protege e favorece os adolescentes na vida corporativa. “O programa assegura a entrada do jovem no mundo do trabalho com registro em carteira, salário e demais direitos estabelecidos pela Lei do Aprendiz nº 10.097/00. Isso sem deixar de prezar pela sua qualificação profissional”, comenta.

A UNIVERITAS - Centro Universitário tem as portas da instituição abertas para acolher jovens aprendizes. Os interessados devem estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Os estudantes universitários também podem se candidatar a uma vaga. As inscrições são feitas através do email jovemaprendiz@univeritas.com. Os jovens que se adéquam ao programa têm mais de 20 opções de áreas de atuação para escolher.

Comentários