Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Aprenda a montar um portfólio atrativo para os recrutadores

Material expõe habilidades do profissional que podem ser decisivas na hora da contratação
Por: 08/09/2017 - 16:58 - Atualizado em: 08/09/2017 - 16:59
Um bom portfólio chama atenção do recrutador
Um bom portfólio chama atenção do recrutador

POR: Katarina Bandeira

 

Geralmente, quando você se candidata a uma vaga de emprego, as preocupações ficam entre montar o currículo da melhor forma e atender às expectativas tanto na entrevista quanto nas dinâmicas de grupo. Porém, algumas funções - principalmente em áreas de atuação que mexem com a criatividade - exigem que o profissional apresente um histórico, com os trabalhos já realizados, antes de preencher a vaga. O ideal nessa situação é ter um portfólio, mas se você não sabe por onde começar a montar o seu, confira nossas dicas:

Todo profissional deve ter um portfólio?

De acordo com Armando Palomino Junior, Gerente de Marketing da UNIVERITAS, apenas áreas específicas exigem o material. “Áreas relacionadas a projetos como Design, Publicidade, Arquitetura e Artes são mais exigentes nesse quesito, mas nada impede que profissionais de qualquer campo o utilize como forma de destaque na hora de conseguir uma vaga. Afinal, um portfólio é mais que um cartão de visitas grampeado a um currículo comum”, explica.

É preciso juntar todos os trabalhos?

Uma dúvida recorrente por quem monta seu portfólio pela primeira vez é o que colocar dentro dele. Para Armando, o histórico de trabalhos tem que ser o mais simples possível, com cerca de 15 projetos, no máximo. “Mais que isso, torna-se maçante já que podem entrar trabalhos que não chamem tanta atenção. Além disso, o interessado pode tirar o foco de suas habilidades específicas e olhar tudo superficialmente”, alerta.

 

Quais são os principais tipos de portfólio?

Há várias formas de agrupar seus projetos  concluídos.  Você pode colocá-los em forma de blog, de álbum (com fotos de seus principais projetos em ordem de relevância) e até com Mockups – modelos 2D e 3D de projetos para agregar valor ao currículo. Escolha aquele que melhor se enquadra ao tipo de trabalho que você desenvolveu (textual, gráfico ou sonoro) e capriche!

 

Impresso ou digital?

Mesmo que você deixe tudo salvo em diferentes plataformas na internet é importante ter seu material de trabalho também offline. É preciso estar preparado para caso o cliente ou a empresa pretendida não tenha como política o uso das plataformas online. Além disso, a instabilidade da rede pode atrapalhar a visualização do material. “Para que não haja imprevistos é importante ter uma versão em papel à mão. Algumas pessoas têm uma melhor percepção e valoração das coisas através do tato, por isso um portfólio impresso e de bom gosto só agrega”, reforça o gerente. Na dúvida tenha sempre as duas opções.

 

Como organizar o meu portfólio?

O primeiro questionamento que você deve fazer a si mesmo é: Quais são os meus melhores trabalhos? Separe os que mais demonstram suas habilidades com as ferramentas exigidas para sua profissão, expondo apenas aqueles que acrescentam algo ao portfólio. Lembre que também é importante agregar algumas informações como contatos profissionais (telefone, e-mail e Skype). Organize de forma fácil e interessante, pensando sempre em quem vai avaliar seu material.

 

Quais são os principais sites para hospedar o meu trabalho?

Apesar de existirem inúmeros locais pensados para diferentes mídias, a dica é pesquisar os mais utilizados por profissionais da sua área, garantindo a visibilidade de forma até espontânea. “Eu considero o Linkedin como uma rede não só de currículos, mas também de portfólios, visto que eu posso dissertar sobre diversos projetos na plataforma, postar imagens e agora até vídeos. Mas, falando especificamente de portfólios, posso citar o Behance, que funciona quase como uma rede social. Isso faz com que seu trabalho possa ser visto e conhecido por pessoas de todo o mundo.  Cito também o Dribbble, que é muito parecido com Behance, porém é exclusivo para Designers”, sugere Armando.

 

Gostou das nossas dicas? Então, conta nos comentários como você organizou o seu portfólio.

 

Comentários