Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Aprenda a ler melhor com técnicas de leitura

Por: 05/11/2021 - 16:28
Pixabay
Escrito por: Jéssica Ibrahim
 
Sabemos que os professores costumam recomendar muitos livros durante os períodos da faculdade e, às vezes, dar conta disso tudo pode ser bem exaustivo. Isso porque, conciliar as leituras com estágio e outras atividades, como seminários e trabalhos acadêmicos, pode ser um desafio e tanto, né? Mas sabia que existem técnicas capazes de te ajudar a ler mais rápido e com mais eficácia?
 
Pois é, com a estratégia certa é possível ler com mais velocidade e ainda dar aquele gás na motivação! 
 
Ficou curioso? Então continue a leitura!
 
Concentre-se
 
Claro que tornar um hábito é uma das medidas mais básicas a se tomar, quando o objetivo é melhorar a leitura, mas quando for se preparar para ler algum livro ou artigo procure por um ambiente tranquilo e livre de distrações, desligue a TV e se distancie do celular. Esses aparelhos costumam roubar a atenção e fica difícil assimilar o que está sendo lido. O mesmo vale para músicas: se quiser ouvir algo, escolha melodias calmas e instrumentais, sem letras. Quanto mais concentrado você estiver, maior será a velocidade e compreensão da leitura do texto.
 
Atenção à postura
 
Ler deitado é bastante confortável, né? Nós sabemos, mas essa posição pode te cansar rapidamente. Principalmente para quem tem uma rotina agitada, permanecer com as pálpebras abertas se transforma em um grande desafio, já que o sono logo se torna presente. Por isso, o mais adequado é procurar por uma mesa ou sofá que te proporcione uma boa postura. Assim você vai continuar confortável, mas sem sentir sono. 
 
Silêncio durante a leitura
 
Esse tópico não se refere a sons externos, mas sim a sua forma de conduzir a leitura. Ler em voz alta pode mais te atrapalhar do que ajudar, sabia disso? A prática deixa sua leitura mais lenta e faz com que o seu cérebro gaste um período maior para processar a informação. O tempo que as palavras utilizam para serem emitidas pela sua boca poderia ser usado para avançar a leitura, faça um teste!
 
Respeite seu tempo
 
Sim, essas técnicas são realmente eficazes, mas para ter um bom rendimento é necessário pausar um pouco as atividades do corpo e da mente. Então, nada de exageros, tá bom? Até porque, o cansaço atrapalha a nossa capacidade de assimilar e entender o que está sendo lido e você vai acabar gastando ainda mais tempo para ler novamente as páginas que você não compreendeu. Tudo com equilíbrio, combinado?
 
Marca texto nas mãos!
 
Agora é hora de colocar tudo o que você aprendeu em prática! Escolha um livro,  comece a compreender melhor o que está lendo e arrase nas provas da sua graduação. Com o tempo, você vai ficar super craque na leitura. Bons estudos!

Comentários