Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Alunos de Medicina Veterinária produzem canteiro agrostológico

Com mais de 200 alunos envolvidos em aulas práticas, projeto acumula prêmios
Assessoria de Comunicação Por: José Lima 29/03/2019 - 16:09
Placa de prêmio
Jardim abriga várias espécies de plantas forrageiras e tóxicas
Após uma aula da disciplina de Agrostologia, os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIVERITAS/UNG construíram um canteiro agrostológico. O projeto surgiu por não conseguirem diferenciar as espécies de plantas ao visualizar fotos de plantios. Assim, tiveram a ideia de fabricar um.
 
Idealizado pelo aluno do curso Pedro Henrique da Cunha Miranda, trata-se de um jardim que abriga várias espécies de plantas forrageiras e tóxicas, bem como estudos sobre plantio, tratos culturais, adubação, irrigação sustentabilidade e sua relação com a dieta animal. Com isso, conseguem uma aprendizagem prática sobre as espécies e uma fácil diferenciação das forrageiras a nível de campo, auxiliando economicamente o setor agropecuário regional e nacional.
 
O coordenador do projeto, o professor Marcio Augusto Ferreira, falou da importância da inserção do jardim e o envolvimento dos alunos. “Para a pesquisa, implantação e desenvolvimento do trabalho, contamos com a participação de cinco alunos, mas, para as aulas, mais de 200 alunos já foram assistidos com esse projeto sobre Agrostologia, tornando um laboratório de aulas práticas”, explica.
 
O projeto já foi exposto em algumas universidades e na Prefeitura de Guarulhos através de um trabalho de Extensão Universitária para aprendizagem prática, por intermédio de palestras teórico-práticas. Com isso, eles receberam algumas premiações, como o 1º colocado na categoria Engenharias, da XVI Jornada de Iniciação Científica, o 1º colocado na categoria Destaque Geral, da SEMCITEC, na Semana do Conhecimento de Guarulhos e o 3º lugar na categoria Iniciativa Científica, no 14º Selo Ambiental Guarulhos.

Comentários