Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Agora Pabllo Vittar foi longe demais!

Confira a lista de memes que fizeram sucesso em 2018. Porque nem só de boleto vive a população brasileira
Por: Katarina Bandeira 18/01/2019 - 09:50 - Atualizado em: 18/01/2019 - 10:35
Relembre alguns dos hinos que permearam a internet. Foto: Pixabay
Relembre alguns dos hinos que permearam a internet. Foto: Pixabay

Se há uma coisa que brasileiro tem é o dom em fazer meme. Pegar um acontecimento aleatório e transformá-lo em um ícone do humor, reproduzido e viralizado por milhares de pessoas é, sem dúvida, uma das atividades mais corriqueiras (e mais almejadas) do cotidiano tupiniquim. Não é à toa que, no Twitter, somos tricampeões da “guerra memeal”, batalha que ocorre contra internautas de Portugal e da qual saímos sempre vencedores. Afinal, se as coisas não estão indo muito bem por que não transformar isso em humor?

Enquanto os memes de 2019 ainda parecem tímidos, resolvemos relembrar alguns dos hinos que permearam a internet, nossas conversas e risadas ao longo de 2018. Confira a lista e prepare-se para descobrir se, dessa vez, Pabllo Vittar foi mesmo longe demais.

Levanta a cabeça princesa

Reprodução/internet

Logo no início do ano fomos agraciados com esse hino do apoio incondicional. A frase icônica “Levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai”, dita pela participante do BBB, Jéssica, não apenas viralizou, como também se tornou o único jeito possível de consolar as amigas em um momento difícil.

Deitado, na horizontal

Reprodução/internet

O mantra da TV aberta brasileira tentava ensinar seus telespectadores a enviar vídeos em um formato que fosse ideal para a exibição do material nos telejornais. Até aí, nada poderia dar errado, certo? Errado! A frase “deitado, na horizontal”, que indicava como o celular deveria ficar na hora de gravar algum conteúdo em vídeo foi tão repetida que ganhou outro significado. Afinal, ao longo do dia, a única certeza que temos é que gostaríamos de estar igual o celular. Deitados, na horizontal.

Canarinho Pistola e cia.

Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas

Depois de um começo de ano motivacional, 2018 entrou na época mais patriota de todas. A Copa. A competição de futebol mais importante do mundo nos presenteou com ídolos como o Canarinho Pistola, o único mascote da seleção possível. Com sua expressão raivosa que definia o humor dos brasileiros após a derrota de 7x1 para a Alemanha, no último campeonato, o canarinho dominou a atenção até de quem não se empolga muito com a competição. Virou um dos perfis mais reproduzidos no Twitter, entrou no trends no Google como termo mais buscado e ainda ganhou uma história de amor com mascotes de outros países.

Além dele, durante os jogos, outras pessoas também tiveram seus minutos de fama compartilhados nas redes sociais. Entre os memes que fizeram sucesso estão o Neymar caído (presente em todas as partidas brasileiras); o Feiticeiro do Hexa, com seus olhos ameaçadores, agourando as seleções adversárias e, por fim, a descoberta da relação do jogador português Cristiano Ronaldo com seu filho e o melhor diálogo das redes: “Tenho fome, pai”, “Sou lindo”.

É verdade esse bilete

Reprodução/internet

E não foi só de Copa do Mundo que viveu a internet brasileira. Quem usou um “É verdade esse bilete”, para justificar algo que não era tão verdade assim? Ou não passou a cumprimentar os amigos ou seguidores com um “Bom dia, Brasil. Boa tarde, Itália”, bordão da empresária transgênero Bambola Star, que fez um verdadeiro sucesso nas redes sociais? Foram tantas expressões divertidas que quando aparecia mais uma, nossos olhos brilhavam de alegria e a única frase possível era: “iti malia”.

União das Repúblicas Socialistas da América Latina

Reprodução/internet

Para fechar o ano com chave de ouro, em 2018 houve outro evento consideravelmente importante para o calendário nacional: as eleições. Além de candidatos e propostas, por vezes estapafúrdias, o brasileiro também foi bombardeado por teorias da conspiração que trouxeram à tona a URSAL, União das Repúblicas Socialistas da América Latina. A organização de extrema esquerda uniria todos os países considerados comunistas pela oposição e obrigaria o cidadão a conviver com elementos como “mamadeiras de piroca” e cédulas com o rosto de Pabllo Vittar.

A cantora, que virou alvo das fake news mais mirabolantes, estava tão ousada em sua luta para acabar com a moral e os bons costumes que, a cada notícia, o cidadão de bem só poderia exclamar que, sim, agora Pabllo Vittar tinha ido longe demais.

Barbie e Ken, os cidadãos de bem

Foto: Pixabay

E, falando em moral e bons costumes, ainda nas eleições, os bonecos Barbie e Ken entraram como um dos melhores memes do ano passado, com suas versões politicamente corretas. A imagem dos bonecos circulava pela rede a princípio como uma crítica a pessoas que fazem de tudo para aparecer “fazendo o bem” e se compadecendo com pautas que não competem aos holofotes. Porém, como figuras brancas, magras, loiras, heterossexuais e ricas, a Barbie e o Ken passaram a ser o retrato de quem vive de privilégios. Os personagens reclamam de problemas que só atingem determinada classe social e que, para eles, deveriam ser tratados como de primeira grandeza.

 

E para você, qual o foi meme que marcou 2018? Coloca nos comentários o seu favorito!

 

Comentários