Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Afinal, qual a função de um representante de turma? Entenda e saiba como se tornar um.

Por: 10/03/2023 - 10:44
Um representante de turma é acima de tudo um líder. (Pixabay)

Escrito por: Arcanjo Rodrigues

Mesmo que você ainda não tenha ingressado em alguma faculdade, certamente já se viu diante da figura do representante de turma, ou até mesmo foi a pessoa responsável por exercer esse cargo. Mas afinal, qual é exatamente o papel de quem é escolhido para essa função?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o representante de turma, apesar de retratar os interesses da sua classe, não tem responsabilidade ou obrigação de solucionar as questões individuais e específicas de cada aluno, como por exemplo, dúvida ou questionamento sobre determinada nota, mas sim atender às principais necessidades de interesse geral, como divulgação de datas importantes e prazos de entrega. Bem como repassar solicitações e indagações de todo o grupo. Em resumo, é o elo entre turma e professor ou até mesmo instituição.

Como em muitos cargos políticos, às vezes é preferível que o representante também tenha um vice, para ajudá-lo a tomar as melhores decisões e de alguma forma representá-lo em determinada ausência do mesmo.

Como se tornar um representante de turma?

O representante de turma geralmente é escolhido de forma democrática pelos alunos da classe, seja em esquema de votação em sala ou de maneira mais simples e direta, sem precisar dessa formalidade. Em todo caso, para conquistar esse papel, é preciso dar indícios de que tem o perfil adequado para tal. Ter características como liderança, organização e planejamento é fundamental para ser considerado um bom candidato a ter essa atribuição e esses fatores fatalmente são observados em diferentes dinâmicas de grupo.

E você, acha que tem esses atributos? A faculdade é um fator crucial para desenvolver suas aptidões. Conheça nossos cursos e escolha o que você mais se identifica!

Comentários