Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


7 de janeiro, o Dia do Leitor

Esta data foi escolhida para homenagear aquelas que têm o gosto e o hábito da leitura
Por: Paula Brasileiro 02/01/2017 - 16:35 - Atualizado em: 07/01/2017 - 11:13
O dia 7 de janeiro é destinado aos que gostam de ler
O dia 7 de janeiro é destinado aos que gostam de ler

Você é uma daquelas pessoas que adora devorar livros? Então, parabéns, hoje é o seu dia, o Dia do Leitor. Esta data foi escolhida para celebrar a leitura pois em 7 de janeiro de 1928, o poeta e jornalista Demócrito Rocha criou o jornal O Povo, no Ceará. A publicação trazia um suplemento chamado Maracajá, que continha poesias e textos de intelectuais sendo considerado o principal divulgador do movimento Modernista no Brasil.

Os livros são ponte para o conhecimento e, também, diversão. É através da leitura que conseguimos desenvolver nosso senso crítico, capacidade de  comunicação, cognição e imaginação, além de aprimorar o vocabulário e, consequentemente, a escrita. O gosto pela atividade é, geralmente, resultado de um estímulo realizado logo na primeira infância, mas há aqueles que descobrem o prazer de ler um pouco mais tarde e por conta própria.

O brasileiro lê, em média, 2,54 livros inteiros ou em partes em um período de três meses. Este dado foi levantado pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada em maio de 2016. O estudo revelou, também, que a Bíblia é a publicação mais lida no país e que as mulheres são maioria entre os leitores, representando 59% de um total de 104,7 milhões. Os entrevistados pela pesquisa elegeram a leitura como a 10ª atividade mais apreciada dentre outras como assistir televisão e conversar pelo Whatsapp e entre os autores preferidos estão Machado de Assis, Monteiro Lobato, Paulo Coelho e Maurício de Sousa.      

Machado de Assis, Paulo Coelho, Maurício de Souza e Monteiro Lobato estão entre os autores preferidos dos brasileiros.

 

Comentários