Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 escritores indígenas que você deveria ler

Por: 28/08/2020 - 11:45 - Atualizado em: 01/09/2020 - 10:00
Desde 2008, o ensino da história e da cultura da civilização indígena brasileira tornou-se obrigatório na Educação Básica. No entanto, a produção deste material, ainda, é feito por pessoas não-indígenas. Isso ocorre mesmo com o Brasil sendo um dos países com mais escritores pertencentes a etnia, mas que ainda têm pouco espaço no mercado. Por isso, resolvemos indicar cinco escritores indígenas que você deveria ler e aumentar seu repertório cultural.
 
Daniel Munduruku
 
Daniel tem 56 anos e é escritor, professor e psicólogo. Ele é autor de 52 obras, a maioria lista como literatura infanto-juvenil. Engajado no movimento indígena, ele é diretor-presidente do Instituto Uk'a - Casa dos Saberes Ancestrais e membro da Academia de Letras de Lorena. Por obras como, O Banquete dos Deuses - conversa sobre a origem e a cultura brasileira e Contos Indígenas Brasileiros, Daniel recebeu a Comenda do mérito cultural por duas vezes, além do Prêmio Jabuti, da Academia Brasileira de Letras.
 
Eliane Potiguara
 
Eliane, 69 anos, é professora, empreendedora e escritora indígena brasileira. Ela fundou a Rede Grumin de Mulheres Indígenas e foi umas das 52 brasileiras indicadas ao projeto "Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz". Entre as suas obras mais famosas, estão: 'A Terra é Mãe do Índio', 'Akajutibiro: Terra do Índio Potiguara', 'Metade Cara, Metade Máscara', 'O Coco que Guardava a Noite' e 'A Cura da Terra'.
 
Olívio Jekupé
 
Tradicionalmente escritor de literatura infantil, Olívio Jekupé, 54, é um dos mais renomados e representativos escritores da cultura indígena. Apesar de ter estudado e trabalho em São Paulo e no Paraná, Olívio mora na aldeia Krukutu, em Parelheiros-SP. Ele é membro do Núcleo de Escritores e Artistas indígenas (Nearin) e um dos fundadores da Associação Guarani Nhe'en Porã. Duas de suas obras mais conhecidas, 'Ajuda do Saci' e 'A mulher que virou Uratau' foram publicadas em português e em Guarani. Além destas, Olívio é autor de: 'As queixadas e outros contos guaranis', 'Tekoa - Conhecendo uma Aldeia Indígena', 'Literatura escrita pelos povos indígenas' e muitas outras.
 
Ailton Krenak
 
Ailton Krenak, 66 anos, além de um dos mais renomados líder indígena é escritor, jornalista e produtor gráfico. Nascido em Minas Gerais, trabalha na causa indígena desde a década de 1980. Ele é fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena e foi voz ativa do povo indígena ao discursar da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a atual Constituição Federal brasileira. Entre suas obras mais notáveis estão: 'Ideias para adiar o fim do mundo', e 'O amanhã não está à venda'.
 
Graça Graúna
 
Escritora e formada em letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graça Graúna, 76 anos, é uma das mais famosas artistas indígenas do País. Ela coordenou o 'Projeto de Especialização para Formação de Professores Indígenas no Estado de Pernambuco', que ganhou notoriedade em todo País. Entre suas obras com mais destaques, estão: 'Tessituras da Terra, poesia', 'Flor da mata', 'O coelho e a raposa', 'O sapo e o deus da chuva' e 'Baak, o pequeno deus'.
 

Comentários