Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 documentários brasileiros clássicos que você precisa assistir

Nesta terça-feira (7), data em que se comemora o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, separamos uma lista de peso, com autores de roteiros que já são considerados clássicos da realidade artística
Rebeca Ângelis Por: 07/08/2018 - 11:08 - Atualizado em: 07/08/2018 - 11:10
5 documentários brasileiros clássicos que você precisa assistir
5 documentários brasileiros clássicos que você precisa assistir

Que as histórias de filmes emocionam e nos prendem muita gente já sabe e vivencia. Assim também é o poder dos documentários que vão além da ficção e exibem a verdade em sua forma artística. Nele, os autores dão ênfase a uma representação subjetiva ou parcial do mundo real. É nos documentários que os telespectadores se aproximam do que, de fato, existe. Dentro da sétima arte, seu poder ultrapassa limites e permite que nossas memórias e vivências estejam além.

Nesta terça-feira (7), data em que se comemora o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, separamos uma lista de peso, com autores de roteiros que já são considerados clássicos. A exemplo de nomes como Marcos Prado, Andrea Tonacci, José Padilha e vários outros. Confira e não deixe de assistir!

1- Serra da Desordem

Lançado em 2006, com direção de Andrea Tonacci, o roteiro conta a história de Carapirú. Um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial.

O filme acompanha sua trajetória de quando é levado para Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. Em busca de suas origens, ele reencontra um filho, retorna ao Maranhão e lida com as diferenças de sua vida nômade.

2- Ônibus 174

Um sequestro em um ônibus, que aconteceu  em 12 de junho de 2000, na Zona Sul do Rio de Janeiro, chocou o mundo. O enredo se baseia nas imagens do momento, entrevistas e documentos oficiais de tudo sobre o caso. Concomitante aos momentos de tensão, a história também busca mostrar como era a vida do sequestrador, como um comum menino de rua carioca que se transforma em bandido. Em dualidade de narrativas, o documentário analisa razões que resultam em um Brasil tão violento. O filme foi lançado dois anos depois do ocorrido, pelos diretores José Padilha e Felipe Lacerda.

3-Ilha das Flores

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

O curta foi escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989 e mostra, de forma ácida e com uma linguagem quase científica, como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

4-Estamira

Na verdade nua e crua, o filme exibe a história de Estamira Gomes de Sousa. Uma mulher de 63 anos que possui distúrbios mentais e há 20 anos trabalha em um aterro sanitário, no Rio de Janeiro. O local que recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, é também sua moradia.

Seus diálogos misturam-se a frases filosóficas e poéticas, em meio a confusão mental. Ela analisa questões de interesse global com lucidez e permite que cada ser humano repense sobre seu tipo de loucura que o caos da vida ao redor lhe proporciona. O documentário foi lançado em julho de 2006 e tem direção de Marcos Prado.

5- O Prisioneiro da Grade de Ferro

Depois de aprender técnicas de filmagem, em um curso dentro do presídio, detentos encarcerados no maior centro de detenção da América Latina documentam seu cotidiano.

No registro frio e sem maquiagens, a realidade carcerária chega a chocar, devido a condições precárias que são obrigados a sobreviver, dez anos após acontecimentos de um dos episódios mais sangrentos da história do Brasil, o Massacre do Carandiru, que custou a vida de mais de uma centena de detentos.

O enredo realístico chegou a ganhar vários prêmios internacionais. A direção, roteiro e produção é de Paulo Sacramento. Seu lançamento ocorreu em 2003.

Ficou interessado em saber mais sobre o mundo cinéfilo? Conheça também o curso presencial de Cinema e Audiovisual da Univeritas/UNG

 

Comentários