Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 dicas para otimizar os estudos na faculdade

Começar a construir uma rotina de estudos ajuda a ter um semestre produtivo
Por: 08/02/2023 - 17:57 - Atualizado em: 08/02/2023 - 18:56

Escrito por: Gustavo Arland 

O início de semestre é sempre marcado pela expectativa e pela organização, especialmente para quem está iniciando a graduação. O impacto da mudança do ensino médio para o ensino superior é grande, especialmente pelas matérias que os estudantes irão lidar. São assuntos mais específicos do curso que escolheu. 

Para ser um grande profissional é necessário estar atento a todas as informações repassadas em salas de aula e, claro, estudar. E para estudar com qualidade deve-se planejar sua rotina de estudos. Neste artigo, vamos trazer 5 dicas para que você consiga otimizar melhor seu tempo para estudo e assimilar com mais qualidade os conteúdos. Se quiser se dar bem, fiquem ligados nestes passos: 

OTIMIZE SEUS ESTUDOS COM 5 PASSOS

1- TENHA O HÁBITO DA LEITURA 

Durante a graduação é preciso se debruçar na leitura de livros e artigos. Portanto, comece a criar o hábito de ler, antes mesmo do início das aulas. Crie um calendário de leitura. Isso ajuda, inclusive, na construção dos resumos dos materiais. 

2- TENHA CIÊNCIA DO SEU PLANO DE ENSINO 

Tendo o plano de ensino do semestre em mãos, você consegue planejar, pesquisar e estudar antecipadamente algumas matérias e assuntos. Análise o plano de ensino e já se antecipe nos estudos. 

3 - CRIE UM CRONOGRAMA E AJUSTE OS HORÁRIOS 

Um plano de estudos bem feito e bem executado pode otimizar seu tempo e ajudar na absorção das informações. Programe horários e tempo de estudos, faça um cronograma diário para revisar as matérias/assuntos, e principalmente, quando tiver tudo isso bem amarrado, evite distrações e mantenha o foco durante o tempo que foi proposto para estudar. 

4- DEFINA O MELHOR MÉTODO DE ESTUDO PRA VOCÊ

Prefere estudar em grupo ou sozinho? Ler em voz alta ou em silêncio? Ler e anotar ou ler e gravar? Seja qual for o método de estudo, escolha o que melhor se encaixe na sua rotina. No início do curso você vai descobrir suas formas de assimilar o conteúdo. Então, teste bastante e defina a forma ideal de reforçar o aprendizado. 

5- NÃO SAIA DE SALA COM DÚVIDAS 

Duas coisas são certas: Não sabemos de tudo e não conseguimos deter todas as informações. Ficou com dúvida em alguma explicação, procure se informar e esclarecer o que lhe falta. A dúvida permanece? Peça ao professor indicações de livros, artigos, vídeos que possam lhe ajudar. Desta forma, você internaliza melhor o conhecimento. 

DICA BÔNUS

Procure descansar. Ter tempo para si e para seu bem-estar também é uma forma de deixar a rotina pesada de estudos mais leves. Ter um tempo para descanso ajuda a aprender mais. Portanto, tenha tempo para você!

Agora que você sabe o passo a passo para uma rotina de estudos mais eficiente, coloque em prática. Tenha compromisso com você mesmo e siga à risca, que os resultados vão chegar com naturalidade e seu processo de aprendizado será muito mais prazeroso e eficiente. 

 

Comentários