Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 dicas infalíveis do que fazer dias antes da prova do vestibular

Está ansioso com o vestibular que está chegando? Saiba aqui no que fazer nos últimos dias que antecedem a prova!
Por: Camilla de Assis 07/06/2017 - 12:00 - Atualizado em: 07/06/2017 - 14:06
Prova do vestibular
Prova do vestibular
Os meio e fim do ano são sinônimos de férias para algumas pessoas, principalmente os estudantes, mas também pode significar tempo de realizar as provas de vestibular. É nesse período em que as instituições qualificadas de ensino superior realizam as provas de ingresso em suas unidades, avaliando o conhecimento dos estudantes e proporcionando a tão sonhada chance de cursar uma graduação.
 
 
Por isso, o momento de realizar o vestibular pode ser de bastante aflição por parte dos candidatos. Para tirar suas dúvidas sobre o que fazer dias antes da prova, trouxemos algumas dicas infalíveis. Confira-as abaixo:
 
1 - Separe seus documentos
Às vésperas de realização da prova do vestibular, é importante que você já tenha seus documentos separados e organizados. Documento oficial com foto e cartão de inscrição são importantes para conferência dos dados e para afirmar que você é mesmo o candidato que almeja uma vaga dentro da instituição.
 
2 - Durma bem
Oito horas de sono são indicadas para um bom descanso diário. Segundo o professor Alexandre Gonçalves, o sono e o repouso são necessidades fisiológicas que correspondem a 70% da nossa energia. “Uma noite mal dormida representa uma perda destes 70%, ou seja, você já inicia a prova em desvantagem aos demais que tiveram uma noite de sono recomendada. Isso gera dificuldade em concentrar-se, dificuldade resolutiva das questões, irritabilidade e o próprio cansaço mental”, explica o docente.
 
3 - Alimente-se bem
Antes da realização da prova do vestibular, é importante que o vestibulando se alimente bem. Comidas ricas em vitaminas e fibras são essenciais para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, um auxílio na realização do exame. É essencial que o estudante preze por comidas leves. “Não vamos colocar no cardápio uma feijoada ou algo parecido, mas frutas da época, saladas, peixes, frangos sem hormônios e sucos. Evite alimentos que possam excitar, como café, mates e refrigerantes a base de cola”, orienta Alexandre Gonçalves.
 
4 - Pratique exercícios leves
Não pense em ficar exausto de tantas atividades físicas realizadas. Procure realizar aqueles exercícios leves. Faça caminhadas diárias ou até mesmo corridas, caso seu corpo já esteja acostumado a realizá-los. 
 
5 - Faça pequenas revisões
Não pense em estudar intensamente pouco tempo antes da prova do vestibular. O momento é de realizar revisões. Além de cansar, essa prática pode ser prejudicial na questão e confiança. “Isso aumenta a ansiedade e faz o candidato não confiar no que estudou, e a diminuição da auto-estima é muito prejudicial neste momento.”
 
6 - Estime o tempo de realização das questões
Faça uma estimativa do tempo que você vai ter para realizar as questões da sua prova. O vestibular da UNIVERITAS será realizado no próximo domingo (11), às 8h, e terá duração aproximada de quatro horas. Ao total, serão 50 questões, o que dá quase cinco minutos por questão.
 

Comentários