Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


4 obras fundamentais para quem quer se destacar na graduação

Por: 18/04/2022 - 09:57
livros-são-fundamentais-para-o-desenvolvimento-acadêmico
4 obras fundamentais para quem quer se destacar na graduação

Em qualquer momento da vida, a leitura é fundamental para o desenvolvimento de novas ideias e aprofundamento de diversos conhecimentos. E não estamos falando apenas de livros acadêmicos. Na graduação é importante ler diferentes autores, que podem colaborar com os estudos, independente do curso escolhido. A leitura ajuda no aprendizado, na memória, e a desenvolvermos o senso crítico.

Para te ajudar a escolher seu próximo companheiro de cabeceira, confira alguns títulos que podem ajudar a enriquecer o repertório e fazer você se destacar não somente nos estudos! 

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

A obra foi publicada pela primeira vez em 1991, na Noruega, mas já foi traduzida para mais de 60 idiomas. O livro conta a história de Sofia, uma garota de 14 anos que começa a receber correspondências no dia do seu aniversário. As cartas trazem questionamentos sobre a vida e a filosofia, fazendo com que a jovem reflita acerca do que acontece ao seu redor. O texto é considerado atualmente como um guia para entender alguns conceitos básicos e a história da filosofia, e auxilia na reflexão de algumas questões existenciais. A leitura é recomendada por abrir um leque de possibilidades de pensamentos, que podem ajudar na construção de novas ideias na graduação.

A Revolução dos Bichos - George Orwell

O escritor inglês lançou a obra em 1945, e ela foi considerada uma crítica alegórica ao regime da União Soviética. A trama se passa em uma fazenda onde os animais fazem uma rebelião contra os proprietários humanos e, liderados pelos porcos, os expulsam da propriedade, com o intuito de conquistar mais liberdades e melhor qualidade de vida para as demais espécies. A narrativa muda quando os porcos que estão na liderança passam, gradativamente, a explorar os demais animais da mesma forma que os humanos faziam, e ainda pior. O livro é considerado uma das maiores obras literárias do século XX.

Mulheres, Raça e Classe - Angela Davis

A obra da escritora norte-americana é fundamental para aprofundar o debate sobre os espaços ocupados pelas pessoas negras na sociedade. As opressões sofridas historicamente por essa grande parcela da população mundial tem graves consequências até hoje em diversos países, como no Brasil, onde mais da metade dos habitantes são autodeclarados negros. Dessa forma, é importante incluir autores e autoras negras nas leituras durante a graduação para que o pensamento crítico seja desenvolvido colocando em evidência o ponto de vista das vivências que foram suprimidas por tanto tempo dos espaços acadêmicos. Angela Davis é autora de diversos outros livros sobre a temática.

Extraordinário - R. J. Palacio

A ficção conta a história de um garoto, Auggie, que carrega em seu corpo as sequelas de uma condição genética com a qual nasceu. Sofrendo de fortes fragilidades desde bebê, Auggie nunca frequentou uma escola. Mas sua vida muda quando ele ingressa em uma escola particular para cursar o quinto ano, e ele tem que lidar com questões interpessoais com as quais ele nunca pensou em se preocupar. Seu desafio é mostrar para seus colegas de turma que ele é muito mais do que sua aparência física, trazendo à narrativa fortes reflexões sobre preconceito, bullying, entre outros.

E você conhece outros títulos que podem ajudar a se destacar na graduação e na carreira acadêmica? Compartilhe aqui nos comentários!

Comentários