Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


4 dicas para montar um setup gamer barato e eficiente

Continue a leitura e saiba tudo o que é necessário!
Rebeca Ângelis Por: 09/02/2022 - 11:44 - Atualizado em: 09/02/2022 - 11:48
Incrementar com equipamentos de jogos e investir tempo e dinheiro no mundo gamer para realizar transmissões on-line faz toda diferença. Mas isso não implica dizer, necessariamente, que você tenha que gastar tanto para dar um upgrade nas peças do seu computador e obter maior desempenho. Um setup completo, isto é, espaço com todos os dispositivos e produtos que são necessários para que você possa jogar com facilidade e na sua melhor performance, pode ser montado de forma barata e eficiente. 
 
Se você é uma daquelas pessoas que ama o universo dos jogos e perde até a noção do tempo quando começa a jogar, essas dicas podem te ajudar a melhorar o seu desempenho nas partidas, proporcionar mais conforto e deixar seus momentos muito mais divertidos.
Separamos 5 dicas valiosas para montar seu setup gamer. Confira!
 
Mas afinal, o que é setup gamer?
Trata-se de uma expressão utilizada na atualidade para se referir ao espaço físico onde os gamers trabalham ou simplesmente passam o tempo jogando suas séries prediletas. Com o desenvolvimento da indústria dos jogos, profissionalização dos esportes e popularização das plataformas de streaming, jogar videogame virou profissão para muita gente. Muitos jogadores ganham a vida realizando transmissões ao vivo e disputando campeonatos profissionais. 
 
Com isso, a cultura gamer concentra ainda mais forças em estruturar um setup gamer de qualidade para obter melhores resultados na profissão. Os setups gamers, entretanto, não são exclusividade dos jogadores que exercem algum tipo de trabalho relacionado aos jogos. 
 
Caso você seja um usuário casual, também pode montar o seu!
Esses espaços físicos destinados às gameplays são normalmente formados por:
  • PC gamer
  • Periféricos 
  • Cadeiras
Cada item dessa lista possui uma importância específica. Por isso, fique por dentro de cada tipo de equipamento para você montar um setup gamer bem estruturado. E que caiba no seu bolso!
 
1-Antes de tudo, defina seu orçamento!
A dica central é definir um valor mínimo e um valor máximo, contabilizando hardwares (placa de vídeo, processador, memória) e também periféricos (mouse, teclado, monitor). 
É importante pesquisar bastante nessa etapa, pois cada peça tem um valor diferente. E os preços variam de loja a loja, a depender da região.
 
Vale ressaltar que jogos mais pesados exigem peças melhores e mais caras. Jogos mais leves demandam equipamentos mais básicos e baratos. Isso influenciará o seu orçamento.
Ainda que seja difícil estabelecer um orçamento definitivo e 100% condizente com a realidade, os valores predefinidos pelo menos te darão uma estimativa do que gastar e quais tipos de equipamentos procurar.
 
2-Adquira um PC gamer
Existem duas formas básicas de adquirir um PC gamer: investir em uma máquina já pronta ou comprar cada peça separadamente. Cada opção tem seus prós e contras.
Comprar um computador pronto reduz o tempo de pesquisa e as chances de complicações. 
A grande vantagem do PC gamer completamente montado é que ele já estará pronto para uso imediato. Caso encontre alguma promoção em lojas especializadas, pode ser uma boa pedida.
 
Já adquirir peças separadamente é uma tarefa geralmente mais barata, mas exige dedicação e pesquisa a longo prazo. Você precisa ter 100% de certeza que aquela peça será útil para a máquina no ato de cada compra. 
Esse segundo método também permite que você monte uma máquina com mais tempo e calma, caso esteja procurando um planejamento a longo prazo.
Uma placa de vídeo em um mês. Um processador no outro. E assim por diante. 
 
3- Escolha as principais peças para PC gamer
 As cinco principais peças utilizadas em montagem de computadores são: processador, placa mãe, memória, placa de vídeo e hardwares de armazenamento (HD e SSD).
Para essas peças, fica a seu critério escolher os componentes que melhor se encaixam no seu orçamento. São elas:
 
  • Processador
  • Placa mãe
  • Memória RAM
  • Placa de vídeo
  • HD e SSD 
4-Cadeira gamer 
Com uma área bem estruturada, espera-se que o gamer passe longas horas diante do PC, não é mesmo? E para que isso aconteça com conforto e segurança,  é necessário que os gamers tenham o máximo de conforto para não prejudicar a postura. 
É aí que entra a função da cadeira, um acessório muito importante para garantir não só o bem-estar do player, mas também o máximo de desempenho nas gameplays.
 
As cadeiras gamers possuem uma série de acessórios ergonômicos como assento reclinável, braços e altura ajustáveis, encosto para cabeça e almofadas lombares. Tudo pensado para proteger a coluna. O design é outro ponto forte: elas podem ser encontradas nos mais variados tipos, tamanhos, cores e detalhes. 
 
Atenção, no entanto, para as instruções de altura e peso mínimos! Cada cadeira tem os seus próprios pré-requisitos. Pesquise muito bem antes de comprar. Por serem customizáveis e mais confortáveis, as cadeiras gamers são caras. Todavia, vale a pena investir um pouco do orçamento para garantir uma boa postura e se prevenir de problemas na coluna.
 
Não esqueça: o melhor setup gamer é o seu! Faça com que os equipamentos caibam no seu bolso e atendam todas as suas expectativas. E aí, já pensou em se tornar um streamer ou atleta gamer?! São profissões que estão ganhando notoriedade e crescendo cada vez mais.
 
Ficou interessada (o) em saber mais sobre esse assunto? Conheça o curso de Game Design da UNG/UNIVERITAS!
 
 
 
 

Comentários