Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


4 dicas para fazer trabalho em grupo sem estresse

Se você ainda tem dificuldades para encarar essa missão, vale a pena aprender algumas dicas para fazer um trabalho em grupo e aproveitar ao máximo esses momentos.
Rebeca Ângelis Por: 18/02/2022 - 11:31 - Atualizado em: 18/02/2022 - 11:31
Dividir a rotina de estudos com os colegas é algo que faz parte da vida de todo estudante. Mas lidar com diferentes personalidades e opiniões até chegar em um comum acordo pode ser, também, um desafio para muitos.  
 
Seja no ensino presencial ou a distância, fazer novos contatos e lidar com as diferenças de cada um é importante para adquirir certas habilidades que contribuem para a vida pessoal e profissional. Isso faz com que esses trabalhos sejam mais uma forma de aprendizagem.
No entanto, se você ainda tem dificuldades para encarar essa missão, vale a pena aprender algumas dicas para fazer um trabalho em grupo e aproveitar ao máximo esses momentos. Confira!
 
1-Somos uma equipe?
O primeiro caminho para evitar maiores desgastes é criar um grupo coeso, escolhendo os integrantes de acordo com algumas afinidades em comum. É um pouco óbvio optar por aqueles com quem você possui um bom relacionamento ou maior simpatia, o que ajuda na realização das tarefas.
 
No entanto, nem sempre é possível, já que o professor pode determinar o grupo ou você pode nem conhecer tão bem seus colegas — o que geralmente ocorre no mundo virtual da EAD. Ainda assim, é importante aproveitar a oportunidade para conhecer melhor os colegas e se preparar para as próximas etapas. Com o tempo, a gente acaba percebendo quem tem características semelhantes no que se refere à preocupação com a qualidade do trabalho, disponibilidade, entre outros fatores.
 
Outra dica é tomar cuidado com um número muito grande de pessoas em um único grupo, o que tende a aumentar a probabilidade de divergências. Sempre que for possível determinar a quantidade de integrantes, leve isso em consideração.
 
2-Um por todos, e todos mãos à obra!
É preciso ser organizado para que as tarefas sejam cumpridas de acordo com o que foi pedido. Isso envolve dividir as atividades de forma justa entre todos os integrantes e determinar prazos para que elas sejam feitas e entregues.
 
A grande dica é se inteirar sobre o talento ou afinidade de cada componente para que o resultado final seja ainda melhor. Cada pessoa tem facilidades e dificuldades distintas, mas que se complementam com a colaboração conjunta. Por exemplo, alguns têm mais facilidade com a escrita, outros com a montagem das apresentações, com as pesquisas aprofundadas e assim por diante. O ideal é conseguir reconhecer quais tarefas cada um desempenha melhor e explorar os talentos.
 
3-Qual é o “deadline”?
Umas dos fatores cruciais que evitam discussões e estresses em grupo é o respeito do prazo das atividades. Por isso, é preciso ser organizado para que as tarefas sejam cumpridas de acordo com o que foi pedido. Isso envolve dividir as atividades de forma justa entre todos os integrantes e determinar prazos para que elas sejam feitas e entregues.
 
Com um cronograma definido, fica mais fácil não deixar nada para trás — evitando, assim, prejudicar a avaliação final do grupo. Uma boa tática nessa hora é deixar uma “folga” entre os prazos de entrega de cada pessoa do grupo e o prazo final do trabalho — afinal de contas, imprevistos podem ocorrer a qualquer momento.
 
4-Xô estresse!
Saber separar as coisas é crucial para evitar confusões desnecessárias — que nem aconteceriam se não fosse o estado de espírito alterado por conta de questões externas. Para isso, estimular o respeito do grupo é o melhor caminho para uma dinâmica leve e que todos se integrem bem.
 
Saber ouvir é uma das habilidades que o trabalho em grupo ajuda a adquirir e que será extremamente importante para a sua vida e carreira profissional. Essa é a hora de usar as dicas para mediar e tentar conciliar as divergências alheias, buscando manter a paz e a produtividade do grupo. Bora praticar? 
 

Comentários