Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


10 Filmes indispensáveis para quem estuda psicologia

Confira estas dicas de produções que podem inspirar quem sonha em ser psicólogo
Por: Paula Brasileiro 10/04/2017 - 09:10 - Atualizado em: 28/06/2017 - 09:25
Estes filmes abordam a psicologia e a atuação dos profissionais da área
Estes filmes abordam a psicologia e a atuação dos profissionais da área

O cinema pode ajudar a pensar na sua futura profissão de maneira diferente. Aproveite e conheça estes títulos voltados para o mundo da psicologia. Prepare a pipoca e o guaraná e boa sessão.

 

Frankie e Alice

Frankie é um dançarina noturna que sofre com o transtorno de múltiplas personalidades. Após inúmeros incidentes ela passa a se tratar com um psicoterapeuta, o Dr. Oz. No elenco estão Halle Berry, Stellan Skarsgard, Chandra Wilson e Phylicia Rashad.

Se enlouquecer, não se apaixone

Baseado no romance 'It's kind of a funny story', de Ned Vizzini, que narra a passagem do autor por uma clínica psiquiátrica para o tratamento de uma forte depressão. Craig é um adolescente com tendência suicida e se interna em uma clínica para se tratar. Lá ele conhece Noelle e acaba se apaixonando por ela. Nos cinco dias de internamento ele experimenta diversos sentimentos e se depara com inúmeras descobertas.

Terapia de Risco

Uma jovem envolta em um tratamento psicológico, uso de drogas ainda não testadas e um assassinato. Lidando com dois profissionais da área e com suas condições psíquicas, Emily Hawkins acaba por ter que lidar com as consequências de cada comportamento seu. O elenco conta com Rooney Mara. Channing Tatum, Jude Law e Catherine Zeta-Jones.

Garota, interrompida

Uma jovem diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe é internada numa clínica psiquiátrica onde conhece outras pacientes que, juntamente com ela, organizam uma fuga. Conta com grandes nomes do cinema como Winona Ryder, Elizabeth Moss, Whoopi Goldberg e Angelina Jolie. Esta última ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação neste filme.

Nise - O coração da loucura

O filme conta a história da psiquiatra brasileira Nise da Silveira. Ao retomar a profissão - após alguns anos de prisão e reclusão - a Dra. Nise revolucionou o campo da psiquiatria implementando novos tratamentos aos doentes com esquizofrenia. No início dos anos 1940, ela trocou os métodos tradicionais como eletrochoque e lobotomia por arte.

Um método perigoso

O longa mostra como a relação entre Carl Jung e Sigmund Freud faz nascer a psicanálise. Gira em torno do envolvimento de Jung com Sabina, uma jovem que sofria de histeria e foi submetida a novos tratamentos, orientados por Freud. Uma adaptação do livro 'A most dangerous method', de John Kerr.

Bicho de sete cabeças

Filme nacional, conta a história real de um jovem que foi internado compulsoriamente numa clínica psiquiátrica após seus pais terem encontrado um cigarro de maconha em seus pertences. Discute as precárias condições e tratamentos desumanos que estes hospitais dispensavam a seus pacientes, antigamente. Com Othon Bastos, Rodrigo Santoro, Cássia Kiss Magro e Caco Ciocler.

Geração Prozac

Elizabeth é uma jovem estudante de jornalismo que sonha em construir carreira. Mas, problemas familiares fazem com que ela caia em depressão. Ao procurar ajuda médica, ela recebe uma prescrição do remédio Prozac e começa a se tratar com a droga. O filme questiona o uso de antidepressivos.

Em nome da razão

Este documentário relembra a dura realidade vivida pelos pacientes do hospital psiquiátrico FHEMIG - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. O filme denuncia a precariedade do lugar e os tratamentos inadequados a que os internos eram submetidos. Também aborda o preconceito da sociedade com aquelas pessoas reclusas. Traz entrevistas com pacientes, familiares e funcionários do hospital.

Um estranho no ninho

Um prisioneiro simula estar louco para não trabalhar numa penitenciária rural. Ele é transferido para uma instituição especializada em doentes mentais e altera completamente a 'tranquilidade' do lugar. Especula-se que o ator Jack Nicholson passou dois meses internado numa clínica psiquiátrica, antes do início das filmagens, para se preparar para o papel principal do longa. Em cena, aparecem alguns pacientes reais como figurantes. O filme foi o segundo da história a ganhar cinco estatuetas do Oscar nas maiores categorias - Melhor Filme; Melhor Diretor; Melhor Ator; e Melhor Roteiro.

E aí, gostaria de adicionar algum filme a esta lista? Conta pra gente qual o seu preferido. 

 

Comentários