Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Você sabe a diferença entre fratura, luxação, contusão e torção? Descubra!

Os casos parecem semelhantes aos olhos de quem não domina a terminologia ou sintomas, mas possuem diferenças com relação ao tratamento e cuidados específicos
Por: 07/11/2018 - 12:22 - Atualizado em: 07/11/2018 - 13:01

Nesta quinta-feira (8), comemora-se o Dia do Radiologista. A data presta homenagem aos profissionais responsáveis por examinar a estrutura óssea e muscular do paciente através do Raio – X. A celebração é destinada a médicos radiologistas, com formação superior ou técnica, e faz referência ao início da descoberta do Raio-X pelo físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen.

Este profissional analisa e interpreta as imagens radiológicas, nas quais é possível perceber se o paciente teve fratura, luxação, contusão ou torção. Os casos parecem semelhantes aos olhos de quem não domina a terminologia ou sintomas, mas possuem diferenças com relação ao tratamento e cuidados específicos. Para entender estas distinções, separamos os conceitos e particularidades dessas lesões. Confira:

Fratura: Este tipo de lesão também pode ser chamada de quebra e acontece quando há perda da continuidade óssea, ou seja, após um traumatismo, o osso se divide em dois ou mais fragmentos. A contusão apresenta diferentes tipos - aberta ou exposta, estável, incompleta, cominutiva e estresse - e gravidade que varia de acordo com o impacto sofrido pela estrutura óssea.

 

 
Luxação: Este tipo de traumatismo é caracterizado pelo deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação. Geralmente, as luxações ocorrem em tornozelos, joelhos, ombro, quadris e dedos;  e os sintomas podem incluir hematomas, dores e inchaço. Dependendo da gravidade da lesão, o paciente pode passar por cirurgia.
 
 
Contusão: Resultante de uma pancada ou impacto, a contusão ocorre sem cortes em tecidos moles (vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões e nervos). A lesão vem acompanhada de dores e, às vezes, inchaço.
 
 
Torção: Neste tipo de trauma há o movimento atípico do osso, ou seja, para fora da articulação (geralmente rotaciona), gerando a lesão de ligamentos. A entorse se apresenta em três tipos: ruptura total, ruptura parcial e estiramento.
 
Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se no nosso curso!

Comentários