Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Vida de universitário: confira 5 filmes para te inspirar na volta às aulas

Entre dramas e comédias filmes retratam aprendizagens sociais e acadêmicas
Por: Katarina Bandeira 07/08/2018 - 14:59 - Atualizado em: 07/08/2018 - 15:20
A Rede Social tem como plano de fundo a universidade de Harvard. Foto: Copyright Sony Pictures Releasing France/Divulgação
A Rede Social tem como plano de fundo a universidade de Harvard. Foto: Copyright Sony Pictures Releasing France/Divulgação

O ambiente acadêmico já foi usado como plano de fundo em vários filmes, de diversos gêneros. Entre dramas e comédias, as películas costumam retratar o período como uma importante vivência de autoconhecimento, quando os personagens têm a oportunidade de ter experiências mais intensas, social e academicamente. Para te inspirar a ver com outros olhos o ambiente universitário separamos cinco filmes para você ficar ainda mais empolgado com a volta às aulas. Confira!


1. Universidade Monstro

Se Mike Wazowski e James P. Sullivan divertiram gerações no filme Monstros S/A, que tinha como plano de fundo uma fábrica de sustos, em 2013, a dupla voltou mais jovem para contar a história de como ficaram amigos. Universidade Monstro é um filme que aborda a experiência dos personagens no ensino superior, com Mike sendo estudante aplicado, mas não muito assustador e Sullivan como um aluno que não quer saber de livros. O filme aborda temas como a importância da amizade, a necessidade de se dedicar aos estudos e a importância de confiar em si mesmo.

2. Uma Mente Brilhante

Baseado na vida do matemático John Forbes Nash, o filme retrata a brilhante carreira acadêmica do personagem enquanto lutava contra a esquizofrenia. Após resolver um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe rendeu, em 1994, o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, Nash passa a sofrer com delírios e alucinações. A película explora a relação do matemático com a esposa e como a vida na academia foi importante para o seu trabalho.

3. Dear White People

Você já deve ter ouvido falar de Dear White People por conta da série da Netflix, porém, o que talvez você não saiba é que ela é derivada de um filme estadunidense de 2014. O tema da película é o mesmo da série, onde a aluna Samantha White, que estuda na universidade Winchester (uma academia conceituada e predominantemente branca), comanda um programa de rádio onde expõe situações de racismo e outras tensões que permeiam o universo acadêmico ao seu redor. O elenco conta com os atores Tyler James Williams, Tessa Thompson, Teyonah Parris, Brandon P Bell, Kyle Gallner, entre outros.

4. Gênio Indomável

Uma das melhores atuações do saudoso ator Robin Williams foi feita nesse drama americano de 1997, que conta a história de um jovem rebelde  Will Hunting. O personagem trabalha como zelador na universidade de Boston e revela-se um gênio em matemática, quando resolve um teorema proposto por um professor. Durante o filme, Will acaba preso e, por determinação legal, precisa fazer terapia e ter aulas de matemática com o professor da universidade que trabalhava. Ele desmerece vários psicólogos, até que se identifica com um deles, Sean (Robin Williams).

5. A Rede Social

Inspirado na vida de Mark Zuckerberg (criador do Facebook), o filme acompanha o surgimento de uma das redes sociais mais populares da atualidade. Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Harvard, o jovem trabalha inicialmente em uma rede para ligar os alunos da instituição, que depois expande-se para outras esferas. É possível observar, durante o decorrer da narrativa, como o ambiente acadêmico auxilia na criação de projetos com grande potencial para virarem empreendimentos.

 

Quer ingressar no Ensino Superior? Faça o nosso vestibular!

 

Comentários