Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNIVERITAS/UNG promove XVI Jornada de Iniciação Científica

Palestras, exposições de trabalhos e premiações fizeram parte da programação desta edição
Assessoria de Comunicação Por: José Lima 23/10/2018 - 11:52
Imagem mostra pessoas circulando em um evento
Os alunos e pesquisadores apresentaram os resultados de 46 pesquisas
Na última quarta-feira (17), aconteceu, no Campus Centro da Universidade UNIVERITAS/UNG, a XVI Jornada de Iniciação Científica. Organizado pelo Comitê de Pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o evento, voltado para toda comunidade acadêmica, promoveu palestras, exposições de trabalho de iniciação científica e premiações das atividades que tiveram mais destaque. 
 
De acordo com o coordenador do Comitê de Pesquisa PIBIC da Instituição, Fabrício Bau Dalmas, o evento deixa um legado positivo aos seus participantes. “Esta Jornada cumpriu com seu objetivo de proporcionar uma estreita interação entre os jovens pesquisadores (alunos de graduação/bolsistas PIBIC) com os docentes que avaliaram seus trabalhos. Para a maioria desses deles, essa foi a primeira experiência na elaboração de um banner e apresentação dos resultados das suas pesquisas a uma banca avaliadora. Ao término do processo, todos foram muito elogiados pelos avaliadores, fato que corrobora o propósito do Comitê de Pesquisa da Instituição que é estimular o senso crítico dos nossos alunos através da pesquisa científica, e prepará-los não somente para uma continuidade na vida acadêmica, mas para suas vidas como cidadãos”, explica. 
 
Na Sessão de Banners, os alunos e pesquisadores apresentaram os resultados de 46 pesquisas, todas orientadas por docentes mestres e doutores da Instituição e avaliadas por 29 docentes, sendo 2 avaliadores por aluno na apresentação dos resultados que, ao final, foram premiados de acordo com sua área de conhecimento:     
 
Ciências Biológicas e Saúde 
 
1º lugar: Nathália de Freitas Figueiredo (Curso de Odontologia – Orientadora: Profa. Dra. Magda Feres) – Pesquisa: "Impacto do tratamento periodontal na qualidade de vida de voluntários com periodontite crônica – avaliação de 6 meses". 
 
2º lugar: Helen Karine Vieira Da Silva (Curso de Odontologia – Orientador: Prof. Dr. Bruno Bueno) – Pesquisa: “Influência da adição de extrato de própolis no grau de conversão de sistema adesivo utilizado para a colagem ortodôntica”. 
 
3º lugar: Morgana Barbosa Vitor (Curso de Odontologia – Orientador: Prof. Dr. Dimorvan Bordin) – Pesquisa: “Efeito de diferentes agentes contaminantes na resistência de união a uma cerâmica reforçada por dissilicato de lítio pré-silanizada".
 
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 
 
1º lugar: Wanderleia Aparecida Gonçalves Garcia (Serviço Social – Orientadora: Profa. Me. Amanda Eufrasio) – Pesquisa: "Gênero e Conservadorismo: uma aproximação analítica à produção recente de conhecimento do Serviço Social sobre o tema". 
 
2º lugar: Gabrielle M. B. Toledo (Serviço Social – Orientadora: Profa. Me. Amanda Eufrásio) – Pesquisa: "Gênero e Políticas Sociais: estudos sobre a prática profissional e estudos sobre a prática profissional e mulheres beneficiárias do programa Bolsa-Família". 
 
3º lugar: Bianca Rocha Dias (Enfermagem – Orientador: Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira) – Pesquisa: "Análise de vídeos do Youtube® sobre temas de saúde na Língua Brasileira de Sinais".
 
Ciências Exatas e Engenharias 
 
1º lugar: Pedro Henrique Da Cunha Miranda (Veterinária – Orientadora: Profa. Me. Natália Góes dos Santos Barom) – Pesquisa: "Canteiros agrostológicos adubados de compostagem feita de dejetos do hospital veterinário". 
 
2º lugar: Jéssica Alves Bélgamo (Turismo – Orientador: Prof. Dr. Fabrício Bau Dalmas) – Pesquisa: "Perspectivas e ações de diferentes atores sociais na gestão e sustentabilidade do Turismo em Pedra Bela, SP". 
 
3º lugar: Luís Henrique Nunes De Souza (Farmácia – Orientadora: Profa. Dra. Regina de Oliveira Moraes Arruda) – Pesquisa: "Diagnóstico da qualidade ambiental das nascentes urbanas do Zoológico de Guarulhos, Município de Guarulhos – SP".

Comentários