Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNIVERITAS promove palestra sobre Autismo e Inclusão Social

Em parceria com o Centro de Apoio a Inclusão Social (CAIS), evento celebra a semana de conscientização da síndrome
Assessoria de Comunicação Por: 31/03/2017 - 17:57 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:06
menino sorri
O evento visa explicar o conceito, diagnóstico, características e até a nutrição dos autistas

No domingo (02) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um distúrbio neurológico que atinge cerca de 150 mil crianças por ano. Para lembrar a data, a UNIVERITAS em Parceria com o Centro de Apoio a Inclusão Social (CAIS) promove, na próxima quarta-feira (05), um circuito de palestras sobre a condição que desperta tantas dúvidas. O evento é aberto para alunos, membros de ONG’s e escolas.

O evento visa explicar o conceito, diagnóstico, características e até a nutrição dos autistas. O objetivo é conscientizar que diversos graus de autismo permitem o desenvolvimento da pessoa e até a autonomia. Estão previstas mesas de debate, exibição de vídeos e depoimentos.

 Segundo o vice-reitor da Instituição, Marcovan Porto, eventos de inclusão social serão rotina na UNIVERITAS. “Estimular e desenvolver atividades de responsabilidade social faz parte de um de nossos pilares. Nós, como educadores, temos esse papel e será rotina em nossa agenda anual”, completa.

A programação do evento conta com uma discussão sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), encabeçada por Maria Cristina Abreu, médica pedopsiquiatra, membro da CIPPA –Paris e coordenadora da pesquisa PreAut - Rio de Janeiro. Além disso, os participantes poderão assistir às palestras sobre a legislação e a síndrome e ouvir o depoimento de Andressa Leal, pedagoga formada pela UERJ, pessoa com Síndrome de Asperger

 

SERVIÇO: Circuito de Palestras sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

ONDE: Auditório UNIVERITAS – Rua Marquês de Abrantes, 55

QUANDO: 5 de abril, de 9h às 11h30, e de 19h às 21h30

 

PROGRAMAÇÃO:

09h - Abertura UNIVERITAS e CAIS (Christine Schmitt-Alves)

 09h10 - TEA (Transtorno do Espectro Autista), aspectos gerais.  Dra.  Maria Cristina Abreu, médica pedopsiquiatra, membro da CIPPA -  Paris. Coordenadora da pesquisa PreAut - Rio de Janeiro 

09h40 - vídeo

09h45 - Depoimento:  Eu, você e o AUTISMO.  Andressa Leal, pedagoga formada pela UERJ, pessoa com Síndrome de Asperger.

10h40 - Um Mundo para todos - Sensibilização e inclusão nos diferentes âmbitos da sociedade das pessoas que vivem com autismo.

 Ciça Melo, jornalista, com mestrado em psicologia comportamental, fundadora do movimento Paratodos, conselheira da ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) e diretora do Instituto Lecca.

 11h15 - Legislação e Autismo - Alberto Torres da Silva, advogado da União - Procuradoria do Rio de Janeiro.

 11h25 - Agradecimentos  e encerramento.

Comentários