Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


UNG disponibiliza duas edições da Revista Geociências

Artigos publicados contribuem para o desenvolvimento científico das Ciências Ambientais
Assessoria de Comunicação Por: 29/12/2021 - 10:58
por Aline Pinho
 
Duas edições da Revista Geociências estão disponíveis para acesso. Os exemplares da Universidade UNG apresentam artigos de pesquisadores nacionais e internacionais que contribuem para o desenvolvimento científico das Ciências Ambientais.
 
Na edição V.20, N.1, a revista apresenta o novo projeto editorial com manuscritos de diversos temas ligados à área de Geociências, além de contar com publicações de quatro artigos científicos e de uma nota técnica (reflexões e experiências) de diferentes grupos de pesquisas.
 
Alguns dos temas abordados neste exemplar são “Crise ambiental e a desnaturação da política nacional do meio ambiente no Brasil”; “Meteoritos condritos: rochas extraterrestres primitivas do sistema solar”; e “Recuperação de petróleo: potencialidades da injeção de poliacrilamidas”.
 
O geocientista e professor Maurício Lamano Ferreira, editor-chefe da publicação, explica que “o primeiro volume de 2021 da Revista Geociência UNG-SER apresenta manuscritos de diferentes temas ligados à área de Geociências e conta com publicações inéditas que tratam de temas como técnicas de geoprocessamento, geologia, recuperação de polímeros, além da crise ambiental e política que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos”, ressalta.
 
Já a edição V.20, N.2, destaca trabalhos relacionados ao esverdeamento de cidades, produzidos por pesquisadores e profissionais da UNG e de diversas instituições. As publicações inéditas foram apresentadas no Congresso Brasileiro e Internacional de Arborização Urbana (CBAU e CIAU), que ocorreu de forma on-line em outubro.
 
A publicação conta com artigos sobre “A eficiência da arborização como medida compensatória”; “Aplicação de aprendizado de máquina com dados de sensoriamento remoto para o mapeamento de florestas urbanas”; “De quem é o verde urbano? Uma análise geotecnológica da iniquidade arbórea de São Carlos, SP”; Desafios da gestão de resíduos sólidos orgânicos urbanos e a sua contribuição para arborização urbana”, dentre outros.
 
O professor Maurício afirma que os conteúdos podem oferecer subsídios para ampliar a discussão sobre o tema, sendo um aporte para a melhoria do manejo e gestão da arborização urbana. “O segundo volume é fruto dos trabalhos ‘Fast track’, aprovados no Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, realizado neste ano. Periódico conta com publicações que abordam temas voltados direta ou indiretamente ao esverdeamento de cidades. Os artigos trazem informações importantes e inéditas sobre alguns desafios relacionados a arborização de cidades, de modo que as tornem mais sustentáveis e saudáveis”, comenta.
 
O acesso às duas edições está disponível no link: http://revistas.ung.br/index.php/geociencias/issue/archive.

Comentários