Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


São Paulo também carnavaliza: conheça os blocos mais tradicionais

Com até 70 anos de folia, alguns blocos permanecem na cultura popular da cidade de São Paulo e desfilam todos os anos
Por: Camilla de Assis 05/02/2018 - 15:21 - Atualizado em: 05/02/2018 - 15:29
Há quem diga que paulistano foge do Carnaval e que aproveita o feriado para viajar e ir à praia. Bom, alguns podem até realmente fazer isso, mas, com certeza, há quem saiba curtir a Folia de Momo - e muito bem. Grande Família, Esfarrapado, Bantantã Folia, entre outros, são blocos que estão na ativa há décadas, alegrando e embelezando as rua paulistanas com a magia carnavalesca. 
 
Para celebrar esta data tão polêmica para alguns e tão amada para outros, trouxemos uma lista com alguns dos blocos de Carnaval mais famosos e tradicionais de São Paulo para você conferir e também se apaixonar.
 
Bloco Esfarrapado
Há 71 carnavais, o mais antigo de São Paulo, o Bloco Esfarrapado reúne mais de 30 mil pessoas em seu desfile. O cortejo só vai às ruas do bairro popularmente conhecido como Bixiga às 14h, mas o folião apaixonado já espera pela saída da troça desde as 10h, horário marcado para início da concentração. Os sambas-enredo são os mesmos da escola de samba Vai-Vai.
 
Bloco Barracão Folia
Fundado em 2003, o Bloco Barracão Folia reúne foliões de diversas partes de São paulo, com maior concentração nas comunidades de Barra Funda e Vila Pompeia. Atualmente, a festividade do bloco conta com tendas de apoio, churrasco, bebida e rodas de samba.O desfile do Barracão da Folia já faz parte da programação oficial da cidade.
 
Bloco Grande Família
 
Alegrando as ruas desde o Carnaval de 1981, o bloco Grande Família nasceu com o objetivo de integrar vários membros das famílias: pai, mãe, filho, tios, sobrinhos, cunhados, avós, avôs, todos eles podem participar da folia. Uma característica do bloco também é não usar confetes e serpentinas para não sujar as ruas. 
 
Banda Bantantã Folia
Criado em 1979 por funcionários da Universidade de São Paulo e boêmios frequentadores dos bares da Avenida Waldemar Ferreira (rua que dá acesso à USP), o bloco é integrado por pessoas que moram na região do Butantã
 
Em qual desses você quer pular o Carnaval 2018? Conte pra gente nos comentários!

Comentários