Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba o que fazer ao encontrar um animal abandonado

Alguns cuidados são necessários ao tratar de um animal recém conhecido
Por: Henrique Nascimento 05/10/2017 - 10:20 - Atualizado em: 05/10/2017 - 12:22
Saiba o que fazer quando encontrar um animal abandonado/Pixabay
O resgate de animas deve ser feito com responsabilidade

No fim de setembro, várias pessoas ficaram chocadas ao assistir pelas redes sociais o resgate, organizado pela ONG da ativista Luisa Mell, de 135 cachorros que sofriam maus-tratos. A ação ocorreu em um canil certificado em Osasco, São Paulo, e mostrou a crueldade que os cães que eram destinados a reprodução e venda eram submetidos. Entre outras coisas, as imagens apresentavam vários cachorros mortos em sacos plásticos de lixo. Os cães resgatados agora estão sendo cuidados no Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais. Inclusive, é possível fazer doações para ajudar no tratamento deles.

Você pode não ter condições de abrigar e cuidar de 135 cachorros, mas pode fazer a diferença cuidando de pelo menos um dos 30 milhões de animais abandonados contablizados pela OMS. Veja quais são os cuidados necessários na aproximação e como proceder após resgatar o animal.

Como se aproximar?

Animais de rua estão geralmente habituados a serem maltratados. Por isso, o contato direto pode ser perigoso, uma vez que eles costumam ficar na defensiva. O indicado, após identificar um animal que pode ser resgatado das ruas é levar um pouco de ração, colocar o alimento para ele em uma distância considerável e ir aproximando a ração de você conforme ele for comendo mais. Após perceber que ele já aceita se aproximar é a hora de tentar calmamente um contato físico, até conseguir colocar uma coleira ou outro item que auxilie no transporte do animal.

Devo levar ao veterinário?

É de extrema importância que após o resgate o animal possa ser levado ao veterinário para que seja verificado seu estado de saúde. O profissional também poderá aplicar as medicações necessárias, vermifugando e dando as vacinas. Embora consultas veterinárias possam ter um alto custo, existem lugares que fazem atendimentos com preços mais acessíveis.

A Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNG oferece consultas a preços inferiores aos de outras clínicas particulares e todo valor é revertido na compra de materiais os atendimentos. O agendamento de consultas na área clínica ou cirúrgica pode ser feito pelo telefone (11) 2423-7601. São atendidos animais domésticos e de grande ou médio porte. O serviço é aberto para toda a sociedade.

Oferecendo um lar temporário

Se você resolveu cuidar de um animal abandonado, é importante saber que isso demandará parte do seu tempo e do seu dinheiro, mas compensará ao ver o animal bem tratado e feliz. Após os primeiros cuidados no veterinário, é preciso dar abrigo temporário ao pet, caso deseje depois disponibilizá-lo para adoção. Isso precisa ser feito em sua casa, abrigos de animais costumam estar sempre lotados.

Assim que o animal chegar, disponibilize um cômodo da casa para ele ficar isolado com água e comida. Se possuir outros animais é importante deixar o novo inicialmente separado deles, isso evita, se ele possuir doenças, que os demais sejam contaminados.

Como buscar uma adoção responsável?

Depois de esperar um dias ou semanas, garantindo que o animal esteja bem e percebendo qual o seu comportamento, é a hora de procurar alguém que possa adotá-lo ou resolver ficar com ele definitivamente. A busca por uma adoção responsável pode ser feita através da divulgação de informações, dados sobre o comportamento do animal e de sua saúde junto à boas fotos dele. Isso pode ser exposto nas redes sociais ou em qualquer outro espaço, além daquele boca-a-boca que ainda é uma das formas mais eficientes de espalhar informações.

Caso haja algum interessado em adotá-lo, preocupe-se em saber quais as condições de moradia do dele e se todos os membros da casa desejam receber o animal. Esteja atento a pessoas que adotam animais para usá-los em rinhas, promoção de brigas, para evitar que sofram maus-tratos. Com tudo verificado é hora de dar ao bichinho um novo lar, leve-o até o local em que ele irá ficar, esse tipo de ação pode evitar um novo abandono.

A ajuda não precisa ser grandiosa para ser efetiva, ela pode começar com gestos pequenos que juntos representam algo maior. Resgate um animal de rua assim que possível e não esqueça de contar essa experiência aqui nos comentários. Caso já tenha feito, conte como foi

Comentários