Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Saiba como aproveitar as férias para se preparar para o intercâmbio dos sonhos

O tão sonhado intercâmbio universitário pode se tornar realidade no próximo semestre, basta se organizar.
Por: 15/07/2022 - 10:24
A viagem dos sonhos pode acontecer, basta se planejar. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Muitos estudantes começam a graduação pensando na jornada que vão percorrer até a finalização do curso. Há muitas atividades que podem ser feitas, e uma delas é o intercâmbio universitário. Passar um semestre em outro país estudando e aprendendo um novo idioma e cultura é o sonho de muita gente, de fato. Mas geralmente isso não é algo tão fácil assim, então é preciso se planejar e se preparar para garantir essa experiência. Confira o texto para saber como aproveitar o período das férias letivas para organizar o que você precisará fazer para carimbar seu passaporte durante as vivências acadêmicas.

Curso de idioma de férias

É bastante comum que as universidades exijam do estudante ter um conhecimento mínimo na língua falada no país de destino. Dessa forma será mais fácil participar das aulas, além de ser necessário para se adaptar ao ambiente acadêmico com menos estresse. Então, se você não se sente confortável em se expressar em outro idioma, é importante que procure um curso intensivo para se preparar, tanto para o processo seletivo quanto para as experiências que te esperam em outro país.

Tirar o passaporte

Com exceção dos países do Mercosul, é obrigatório que todo passageiro de voo internacional apresente o passaporte para entrar em qualquer outro território estrangeiro. Então aproveite esse período que você tem mais tempo livre para dar entrada na solicitação do documento junto à Polícia Federal. Mesmo sendo um procedimento comum e simples, pode levar algumas semanas para ficar pronto. Além disso, lembre-se que o passaporte tem validade de 10 anos, então esse investimento é também para futuras viagens, até mesmo depois da sua graduação.

Pesquise as Universidades com vagas

Se você está em dúvida para qual país você quer ir, dê uma procurada nas universidades estrangeiras de cada localidade. Nos sites oficiais você pode encontrar editais de seleção, os documentos exigidos de cada instituição e as equivalências curriculares para o seu curso. Fique de olho também no calendário acadêmico das universidades, em alguns países as aulas começam em setembro, logo após o verão no Hemisfério Norte, então anote para não se perder nas datas.

Procure o setor de internacionalização da sua instituição

Mesmo após toda essa pesquisa você ainda não tiver muita certeza para onde ir, saiba que na sua universidade tem um setor específico para orientar sobre intercâmbios e bolsas de estudo para outros países. As instituições de ensino superior do Ser Educacional contam com uma estrutura completa, com convênios com diversas universidades estrangeiras, e podem garantir uma vaga para você em outro país. Procure a coordenação do seu curso para saber mais, ou confira as informações no site oficial.

E aí, gostou das dicas? Ainda tem alguma dúvida? Pode mandar sua pergunta aqui nos comentários, e nós podemos te ajudar.

Comentários