Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Por que a saliva é importante em tempos de pandemia?

Dentista explica o porquê devemos continuar o processo da fala, a fim de movimentar a salivação
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 27/03/2020 - 17:54
Imagem mostra menina tendo dentes examinados
Por incrível que pareça, o coronavírus, além de prejudicar a economia e a saúde mundial, também afeta a saúde bucal. É simples de entender. Com as medidas de isolamento social, impostas pelos governos de todo o mundo, há uma redução do processo da fala que acontece no cotidiano, seja no trabalho, na escola ou nos ciclos sociais que encontramos pessoas diariamente. E, falando menos, há menor produção de salivação, o que requer uma intensificação da higiene bucal, a fim de evitar a proliferação de bactérias e promoção de cáries, além da halitose.
 
De acordo com a dentista e coordenadora de Odontologia da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Ruth Tramontani, a produção de saliva é fundamental para a saúde bucal. Sua composição – 99% de água e 1% de substâncias orgânicas, como enzimas digestivas – nos defende contra infecções locais, lubrificam e facilitam a mastigação e impedem que os alimentos mais duros provoquem lesões na mucosa frágil. “A saliva é um fluido que tem considerável importância fisiológica, sendo importante para as funções normais do nosso aparelho mastigador, fonador e digestivo, além de proporcionar proteção aos nossos dentes”, explica.
 
Além disso, substâncias inorgânicas encontradas na saliva, como o sódio e cálcio, participam de um processo recuperador do esmalte perdido quando a acidez bucal aumenta, limitando, assim, o aparecimento das cáries. Desse modo, quando não há produção de saliva, acontece a chamada hipossalivação, que apresenta doenças autoimunes como, por exemplo, a Síndrome de Sjögren, ou síndrome seca. Dentre os fatores que ajudam no aparecimento desses problemas estão poucas horas de sono, o avanço da idade e muito tempo sem falar ou muito concentrados em nosso trabalho ou estudo.
 
Por isso, esse período de pandemia, onde há maior isolamento e diminuição do processo da fala, é importante que as atividades bucais estejam em dia: uma boa escovação e o devido uso do fio dental. Além disso, é fundamental estimular a produção de saliva através da mastigação.
 

Comentários