Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Palestra aborda a nova rotulagem nutricional e importância para população

Professora da UNIVERITAS descreve o novo modelo e o impacto dentro das empresas para os próximos anos
Assessoria de Comunicação Por: 09/08/2021 - 17:38 - Atualizado em: 10/08/2021 - 11:41
Por Carlos Mello.
 
A rotulagem nutricional foi um dos assuntos tratados no projeto Capacita realizado pela UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro. As informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos visam auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes. Além disso, a palestra abordou a mudança aprovada pela Anvisa em outubro do ano passado.  
 
A professora de Gastronomia e Nutrição e também palestrante, Carolyne Rosado, apontou o principal objetivo da palestra. “A ideia foi dialogar com os participantes sobre as principais mudanças da rotulagem nutricional, como os critérios de exigência da rotulagem nutricional frontal, as principais alterações da tabela nutricional e alegações nutricionais também. Além disso, apresentar as legislações que estão vinculadas a isso, a forma que vai impactar na sociedade e trazer uma proposta de absorção de nutricionistas para realizarem essa função”, ressaltou. 
 
Carolyne pontuou como irá funcionar a nova forma de apresentação da rotulagem e o que pode facilitar para o consumidor: “Ela vai trabalhar em três pilares, com base na tabela nutricional, nas alegações nutricionais e a rotulagem frontal. Elas terão que estar conectadas, as informações não vão ficar soltas. Esses pilares terão vários critérios. São muitas mudanças. A tabela nutricional já existe e as alegações nutricionais também, mas são chamadas de informações nutricionais complementares”, destacou.  
 
As indústrias terão dois anos para estarem adequadas às mudanças, porém não podem se antecipar. “Se a indústria publica um rótulo conforme exigido nessa nova rotulagem nutricional, vai dar problema, porque ainda não está em vigor. Então, as empresas estão precisando reformular. A legislação, que está em vigor, não obriga aditivos e coadjuvantes de tecnologia. Muita coisa atrelada ao 'business-to-business' (B2B). Se é um produto que sai de uma indústria e vai para outra, não era exigido a rotulagem nutricional, mas agora vai passar a ser”, apontou.
 
No curso, os interessados no assunto também puderam ter uma noção do mercado de trabalho na área. “As pessoas que assistiram a palestra já sabem que a rotulagem nutricional apresenta um nicho muito grande de trabalho. Você pode trabalhar simplesmente realizando consultoria para realização de rótulo que esteja conforme a legislação vigente”, concluiu.

Comentários