Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Outubro Rosa: alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Frutas vermelhas, por exemplo, protegem as células contra radicais livres e atuam no equilíbrio hormonal
Assessoria de comunicação Por: 06/10/2021 - 16:23 - Atualizado em: 06/10/2021 - 16:26
Outubro Rosa: alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama
Por Aline Pinho.
 
A campanha Outubro Rosa é conhecida por conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres. Além dos exames, é possível prevenir a doença com escolhas alimentares saudáveis.
 
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Guarulhos (UNG), Suzana Soares Lopes, o câncer de mama pode ser causado por diversos fatores e um dos agravantes é o consumo de alimentos inadequados.  
 
“Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que a má alimentação é uma das causas de câncer que pode ser evitada. Portanto, é necessário incluir a adoção de um modo de vida saudável a começar pela mudança dos hábitos alimentares, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas”, explica a nutricionista.
 
Ainda de acordo com a especialista em Fitoterapia, o ideal é o consumo de alimentos naturais como frutas e verduras. “Para a prevenção do câncer de mama e também de outras doenças, é importante uma alimentação balanceada, com orientação de um nutricionista, acompanhada pelo consumo diário de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas”, aconselha Suzana.
 
Já o consumo regular de alimentos gordurosos, salgados e enlatados contribui para o aparecimento da doença. A nutricionista orienta evitar frituras, carne vermelha processada e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presuntos, entre outros. “Esses alimentos ultraprocessados possuem conservantes como o nitrito e nitrato que provocam o aparecimento da doença”, sinaliza.
 
A especialista separou algumas dicas de alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama.
 
- Frutas vermelhas (melancia, morango, framboesa, amora) - protegem as células contra os radicais livres e atuam no equilíbrio hormonal. Os flavonoides presentes no suco da uva vermelha contêm altos níveis de antioxidantes, como resveratrol e catequina, que previnem o câncer de mama.
 
- Cenoura, acerola, abóbora e manga - possuem um papel importante no combate ao câncer, pois contém a substância carotenoide, que elimina os radicais livres, evitando mutações celulares.
 
- Brócolis - vegetal importante com fitoquímico sulforafano, que auxilia na destruição de células cancerígenas.  
 
- Chá verde - contém catequinas, antioxidantes que ajudam prevenir o câncer.
 
- Abacate, azeite de oliva - Possuem “gorduras boas” com propriedades anticancerígenas, que bloqueiam os receptores de estrógeno nas células
 
- Salsa, alho, cebola, manjericão, orégano, curry, pimenta preta - contêm propriedades anticancerígenas.  
 
E o mais importante é sempre fazer os exames preventivos e ter o acompanhamento regular do seu médico. 
 

Comentários