Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Onda de calor exige cuidados na prática de atividades físicas

O ideal é exercitar-se no início da manhã, finalzinho da tarde ou à noite
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 01/10/2020 - 11:01
Na última quarta-feira (30), a cidade de São Paulo registrou o maior pico de calor de 2020 atingindo a marca de 37,1°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A temperatura está 12,6ºC acima da média para o mês de setembro. A previsão é que a onda de calor permaneça até sexta-feira (2) devido à atuação de uma massa de ar seco.  
 
Com o dia quente e ensolarado, o educador físico e professor do curso de Educação Física da Universidade UNG, Edison Tresca, considera que poder treinar em um dia assim é uma delícia, porém, este cenário exige alguns cuidados especiais por parte do atleta. “É essencial que o esportista seja orientado por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, pois ele saberá exatamente quais exercícios mais adequados as suas necessidades e objetivos, e a melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento”, explica. 
  
Segundo o profissional, devem-se utilizar sempre roupas e calçados leves e confortáveis, manter o ambiente arejado e, quando necessário, ventilado. Em caso de recintos fechados, aplicar protetor solar, usar óculos de sol e boné, em atividades realizadas ao ar livre, mesmo que você esteja habituado a uma prática regular de atividades físicas, em dias muito quentes, procure reduzir a exigência dos exercícios em cerca de 20%. Evite exercitar-se, independentemente do horário, em temperaturas superiores a 29 graus ou em dias com a umidade relativa do ar abaixo de 50%. 
   
Procurar exercitar-se nos períodos mais frescos do dia, como início da manhã, finalzinho da tarde ou à noite. Além disso, é importante ingerir bastante líquido em pequenas porções ao longo do dia a cada 40 ou 60 minutos. Em dias quentes a perda de água do organismo, pela transpiração, é mais intensa, podendo desidratá-lo muito rapidamente. Ingerir preferencialmente água fresca, evitando bebidas industrializadas, que normalmente contém muito sódio como conservantes. 
 

Comentários